A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Superintendência de Inclusão e Proteção Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) promovem, no dia 15 de dezembro, às 18h, o seminário “Fortalecer para Incluir”, em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. O evento será realizado no Auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo.
A programação do encontro reúne momentos de diálogo, sensibilização e valorização das iniciativas que contribuem para a construção de uma cidade mais acessível e inclusiva. O seminário contará com a palestra do promotor de justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, dos Idosos e das Pessoas com Deficiência da Comarca de Betim, Spencer dos Santos Ferreira Junior, que abordará o tema “Avanços na Legislação Municipal na Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”.
Durante o evento, também será sancionada a Lei Municipal de Inclusão, um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência em Betim.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reforça o compromisso global e municipal com a igualdade de oportunidades e com a participação plena das pessoas com deficiência na sociedade. A realização do seminário fortalece o estímulo ao engajamento social, à participação da sociedade civil e à integração entre o poder público e os diversos segmentos envolvidos na pauta da inclusão.
Segundo a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Cleusa Lara, promover ações que ampliem o acesso à cidadania é uma prioridade da gestão. “Trabalhar pela inclusão é trabalhar pelo direito de todas as pessoas viverem com dignidade. Este seminário representa mais um passo na construção de uma Betim que valoriza, respeita e reconhece as diferenças.”
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcel Medeiros, o seminário reforça a importância da discussão permanente sobre acessibilidade. “Criar espaços de diálogo é fundamental para que possamos aprimorar políticas públicas e fortalecer a rede de proteção e inclusão. Quanto mais ouvimos e aprendemos com a sociedade, mais avançamos na construção de uma cidade acolhedora e inclusiva.”
O seminário conta com o apoio das secretarias adjuntas de Inclusão, da Educação, de Saúde e demais parceiros da rede de proteção social.