Com a adoção de um moderno equipamento de pintura mecanizada de meio-fio, a Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), dá um novo passo na modernização dos serviços de limpeza urbana do município. A máquina, incorporada à estrutura operacional neste mês, garante mais agilidade, precisão e qualidade na manutenção das vias públicas, aprimorando o cuidado com a cidade - além de contribuir para a segurança viária.
A tecnologia integra um conjunto de investimentos previstos em um novo contrato de serviços de limpeza urbana, que também contempla outros equipamentos voltados ao aumento da eficiência operacional. Desde novembro, a Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos passou a contar com dois tratores de braço articulado, destinados à roçada de grandes avenidas e de amplos espaços públicos, ampliando a capacidade de atendimento em áreas extensas do município. O primeiro começou a ser utilizado ainda em março deste ano.
Outro reforço importante é a varredeira mecanizada, que possibilita a ampliação significativa da área atendida pelos serviços de limpeza urbana. Além da varrição, o equipamento contribui para a remoção de resíduos acumulados em bueiros - ação essencial para a manutenção da ordem urbana e para a prevenção de transtornos, especialmente durante o período chuvoso. O equipamento funciona como um aspirador de resíduos depositados nas galerias e bocas-de-lobo.
Atualmente, a força de trabalho da limpeza urbana em Betim é composta por 53 mulheres atuando no setor de varrição e por 29 equipes dedicadas aos serviços de capina e limpeza em avenidas sanitárias, equipamentos públicos e bairros da cidade. A combinação entre mão de obra qualificada e equipamentos modernos integra o programa Betim Mais Limpa, lançado pela atual gestão no início deste ano, que tem como foco a eficiência, a modernização dos serviços públicos e a qualidade de vida da população.









