24 MAR 2023
Prefeitura de Betim realiza seminário sobre ruídos e poluição sonora

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), promove, na quarta-feira (29), das 9h às 11h, seminário sobre medição e avaliação de ruídos. Gratuito, o evento será realizado no Parque Natural Felisberto Neves e será aberto para toda a comunidade, mediante inscrição pela plataforma digital Sympla, com acesso pelo link betim.mg.gov.br/seminariosemmad. Consultores ambientais, gestores e profissionais que atuam em laboratórios também fazem parte do público-alvo. Por meio da iniciativa, a prefeitura pretende instruir cidadãos e empresários quanto ao processo de fiscalização e, dessa forma, conscientizar e reduzir as possibilidades de poluição sonora no município.

As palestras serão ministradas por técnicos e fiscais da Semmad, que abordarão tópicos como a atuação técnica da secretaria, os pontos de medição, os instrumentos utilizados nas medições, a legislação e a terminologia utilizada. O tema é pertinente para que gestores e consultores entendam melhor esses aspectos e se adaptem às normas vigentes. O cidadão comum também pode participar para ficar por dentro de como funciona o processo de fiscalização, da coleta de amostras até a análise dos dados.

O Seminário Semmad é uma forma da Prefeitura de Betim dialogar sobre temas ambientais diretamente com cidadãos. O formato do seminário foi idealizado para aproximar a secretaria de profissionais da área ambiental e da população em geral. Dessa maneira, todos podem contribuir com as discussões e com o fortalecimento das boas práticas ambientais em Betim.

Escopo:

1. A atuação da Divisão de Fiscalização Ambiental.

2. Legislação - zoneamento, horários e limites máximos permitidos.

3. Deliberação Normativa COPAM 216/2017.

4. Terminologia, segundo ABNT NBR 16.313:2014.

5. Instrumentação da Divisão de Fiscalização Ambiental.

6. Alocação de pontos de medições.

7. Metodologias da ABNT NBR 10.151:2019 e errata 2020.

7.1 Calibração e ajuste.

7.2 Método Simplificado.

7.3 Método Detalhado (Ruído impulsivo e tonal).

7.4 Medições em locais externos aos empreendimentos e edificações.

7.5 Medições em locais externos às fachadas de edificações.

7.6 Medições em ambientes internos a edificações.

Evento: Seminário Semmad

Tema: “Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas”

Palestrantes: Carlos Wagner Horta Santos Pereira e Cristina Barbosa da Silva Martins - profissionais da Divisão de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad)

Público-alvo: cidadãos comuns, consultores ambientais, empresários e profissionais que atuam em laboratórios