A educação ambiental de Betim viveu uma tarde histórica nesta terça-feira (25). O município foi o grande protagonista na cerimônia de premiação do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS), realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em uma disputa que envolveu 491 escolas de 186 municípios mineiros, Betim emplacou três unidades de ensino entre as dez melhores do estado e ainda conquistou o prêmio de melhor gestão de Minas Gerais.
Uma comitiva com 100 alunos das turmas do 5º ano das escolas premiadas esteve presente no evento para celebrar as conquistas. A Escola Municipal Maria Aracélia Alves obteve um resultado expressivo, conquistando o 2º lugar geral na premiação estadual. O trabalho desenvolvido em Betim também foi reconhecido com a E.M. Margarida Soares Guimarães na 5ª colocação, e a E.M. Aristides José da Silva garantindo o 6º lugar. Todas receberam o título de "Escola Sustentável" do Governo do Estado.
A excelência da gestão do programa em Betim também foi reconhecida. A condução das políticas públicas de educação ambiental no município, a cargo da Superintendência de Educação Ambiental da Semmad, foi premiada como a melhor do estado na pessoa de sua coordenadora, Katia Mendes, que superou gestores de outros 185 municípios.
Sobre o Programa
O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), com o objetivo de formar agentes de transformação social e ambiental por meio de projetos práticos sobre uso consciente da água, resíduos e biodiversidade.
Katia Mendes, coordenadora do JMS em Betim pela Superintendência de Educação Ambiental da Semmad, premiada na cerimônia, celebrou a conquista. "Este prêmio é a validação do esforço diário de nossos diretores, professores e, principalmente, dos nossos alunos. Ver nossas escolas sendo reconhecidas como as melhores de Minas Gerais prova que a metodologia que aplicamos em Betim, unindo teoria e prática, está formando verdadeiros cidadãos conscientes. Ao longo do ano nós plantamos muitas árvores, recolhemos muitos recicláveis, fizemos muitas atividades educativas e, mais importante, ensinamos para os nossos alunos a importância da sustentabilidade em nossas vidas", afirmou.
Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Gonçalves, o resultado valida a estratégia do município. "É um orgulho imenso. Sair daqui com o 2º lugar estadual, três escolas entre as melhores de Minas e o prêmio de melhor gestora para a Katia demonstra que Betim é, hoje, uma referência estadual em educação ambiental. Investir na base, nas nossas crianças, é na política pública mais acertada para garantir um futuro sustentável", concluiu o secretário.









