04 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura e Associação Ser Parte apresentam projeto desenvolvido com crianças e adolescentes, nos CRAS Citrolândia e Icaivera
Nesta próxima sexta-feira (06), será apresentado à comunidade o Programa Ser Parte, que está sendo desenvolvido nas unidades do CRAS Citrolândia e CRAS Icaivera, em Betim. A iniciativa é uma parceria da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), e a Associação Ser Parte. O objetivo é que, com ações educativas para a cidadania, crianças e adolescentes possam desenvolver e potencializar o senso de coletividade em busca do bem comum e da formação ética e moral. O projeto visa o aprimoramento educacional de crianças e adolescentes, através da inserção às artes, a música, a dança e as artes cênicas.

As duas unidades do CRAS em Betim - Citrolândia e Icaivera - foram selecionadas pelos critérios de vulnerabilidade social, e as oficinas são destinadas a crianças e adolescentes. As atividades, que começaram em abril, contam com 115 alunos matriculados em cinco oficinas. No CRAS Icaivera, estão sendo realizadas oficinas de flauta doce e danças urbanas para 55 alunos. Já no Citrolândia, estão sendo beneficiados com oficinas de teatro, artes plásticas e percussão, 60 crianças e adolescentes.

As oficinas têm duração de 11 meses. A previsão de término é para fevereiro de 2023. Ao final, está prevista a realização de um grande evento cultural com apresentações dos participantes de todas as oficinas, que deverá acontecer no Teatro Municipal Prefeito Newton Amaral Franco.

Projeto
A Associação Ser Parte existe há 16 anos. É um projeto social apoiado pela empresa Vilma Alimentos, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas áreas cultural, educacional, esportiva, desenvolvimento comunitário, geração de trabalho e renda, além de atuar na formação de jovens aprendizes.

Segundo Leandra Rezende, coordenadora da área de Educação do “Ser Parte”, esta é a primeira vez que a entidade atua em Betim. A prefeitura cedeu o espaço para as oficinas, organizou as inscrições e o Programa entrou com a parte executiva do trabalho: financeiro, pedagógico, material para os cursos e professores. Os recursos são da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço:
Apresentação do Programa Ser Parte CRAS Citrolândia e CRAS Icaivera