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Superintendência de Recursos Humanos

É responsável pela administração e pela capacitação dos servidores públicos da prefeitura, promovendo o desenvolvimento e a excelência das atividades de funcionários e colaboradores.

SUPERINTENDENTE DE RECURSOS HUMANOS 

Gabinete: Centro Administrativo João Paulo II
Rua Pará de Minas, 640 - Brasileia- Betim/MG - 32.600-412
Telefone: 3512-3116

Setor de Assistência ao Servidor (SAS)

O Setor de Assistência ao Servidor, no organograma da PMB, está subordinado a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal que, por sua vez, se vincula à Superintendência de Recursos Humanos e que está ligada a Secretaria Adjunta de Administração.

O Setor funciona de 8h ás 18h. com atendimentos agendados.
 
Com atendimento agendado, o setor tem como objetivo acolher a questão/problema do servidor e encaminhar para os serviços e programas do setor como também para a rede pública de saúde e/ou outros setores para fins de tratamento e promoção de saúde.
 
O servidor pode ser encaminhado ou buscar, por demanda espontânea, o acolhimento do Setor de Assistência ao Servidor.

Acolhimento : escutar, orientar e encaminhar a questão/problema do servidor para os serviços internos ou para a rede de saúde. É a "porta de entrada" do servidor no Setor. Deve ser previamente agendado. Parceria com o SAIT (Serviço de Atendimento Integral ao Trabalhador) da PUC
 
Serviço de atenção psicossocial (Saúde mental): Prestar atendimento psicológico (individual ou grupo) . Casos que necessitam de psiquiatra são encaminhados para a rede.
 
Serviço de atenção psicossocial (Social): Prestar orientação social e acompanhamento (individual ou grupo) ao servidor. Realiza visitas domiciliares quando necessário.
 
Serviço de fonoaudiologia: atendimento fonoaudiológico individual.
 
Prevenir é melhor que remediar . Programa de Atenção a servidores com uso/abuso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: Palestras e distribuição de cartilhas aos servidores com o objetivo de sensibilizar e conscientizar para os riscos das substâncias psicoativas. Projeto em parceria com a Superintendência de Políticas Públicas sobre Drogas e SESMT .
 
Grupo de Ajuda Mútua Novos Horizontes.   Programa de atenção a servidores com uso/abuso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: Buscar estratégias grupais com os servidores para a superação da dependência química. Realizado todas as terças-feiras de 14h30 às 16h no SAS.
 
Grupo da família. Programa de atenção a servidores com uso/abuso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho: Envolver as famílias dos dependentes de álcool e/ou drogas no processo de tratamento. Dar suporte a família do dependente químico na superação da co-dependência. Realizado na última terça-feira do mês de 14h30 às 16h no SAS.
 
Hidroginástica. Programa de atividades físicas e lazer: Reabilitar servidores que necessitem de fortalecimento músculo/ esquelético , cardiorespiratório como também participar da rede de apoio à saúde mental no tratamento do servidor.
 
Projeto Movimenta Servidor(Ginástica Laboral). Programa de atividades físicas e lazer. Alongamentos realizados nos locais de trabalho do servidor de acordo com demanda e solicitação de chefias. Possibilitar alívio das tensões e postura.

Programa de Orientação Financeira do Servidor : Prevenir   e esclarecer o servidor sobre os riscos do endividamento e dar dicas sobre planejamento do orçamento através de palestras e cursos.
 
Serviço de orientação jurídica : orientação jurídica para o servidor.

Programa de Preparação para aposentadoria - Lei 4.424/06
 
1- Projeto PREPARE: Promover encontros informativos e educativos com o servidor em fase de pré-aposentadoria possibilitando reflexões sobre qualidade de vida, informações previdenciárias, projeto de vida futura e planejamento financeiro.
 
2- Projeto Melhor da vida: Promover encontros pontuais com os servidores que já passaram pelo processo de preparação para aposentadoria com o objetivo de criar vínculos entre os servidores e acompanhá-los em seu processo de aposentação.
 
3- Projeto Aposentação: Realizar visitas domiciliares para obtenção de dados (levantamento de interesse e informações sociais e de saúde) para promoção de palestras informativas e educativas para os servidores que se aposentaram por invalidez. Projeto em parceria com o SESMT e com a rede de saúde.
 
Telefones do Setor de Assistência ao Servidor: 3593 9611 ou 3593 9612
R. Inspetor Jaime Caldeira, n. 457, Brasiléia
Coordenação: Sarah Cristina Teixeira Lara
Seta
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