Secretarias / Departamentos
Editais: Lei Aldir Blanc e Lei Noemi Gontijo

Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020) dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural, a serem adotadas durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19.

Lei Noemi Gontijo

A Lei nº 3.264 de dezembro de 1999, denominada Lei Noemi Gontijo, dispõe sobre a criação da Lei Municipal de Fomento à Cultura de Betim. Ela estabelece a instituição de um programa de fomento à cultura que é disponibilizado através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e da Política
de Incentivo Fiscal.

A Lei Noemi Gontijo regulamenta o uso dos recursos orçamentários do Fundo Municipal de Cultura, que é vinculado à Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), e tem a finalidade de incentivar a realização de projetos culturais no município de Betim. De acordo com a Lei, estes projetos devem estar relacionados à produção artístico- cultural em áreas como música, dança, teatro, fotografia, cinema, artesanato, conservação de Patrimônio Histórico , folclore e outros.

Todos os projetos inscritos passam pela Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), que é o órgão deliberativo e colegiado, responsável pela análise e seleção dos projetos e também por todo o processo de aplicação da Lei. Compete ainda à CAS elaborar o edital que rege o processo de avaliação e seleção dos projetos que visem os benefícios do FMC anualmente.

Edital 001 LNG 2021

Edital 002 LAB 2021