A Escola Estadual Orestes Diniz, no bairro Citrolândia, é a grande campeã da maior edição da história dos Jogos Estudantis de Betim, o JEB 2025. Esse é o sexto ano seguido que a instituição de ensino vence a competição escolar, conquistando nesta edição 11 troféus de ouro, sete de prata e sete de bronze. O maior JEB da história, organizado pela Prefeitura de Betim, através das secretarias municipais de Esportes e de Educação, terminou no último fim de semana e bateu recorde de escolas e alunos participantes - foram 88 instituições e mais de 8600 alunos, além de ser a edição realizada de forma mais rápida: em apenas 30 dias.
A segunda colocação dos jogos ficou com a Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, no bairro Brasileia, que conquistou 5 troféus de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. E em terceiro lugar ficou a Escola Estadual Amélia Santana, no bairro Guarujá, com 5 de ouro e 1 de bronze. As três instituições mais bem classificadas receberão uma premiação especial que será entregue nas escolas pelas secretarias municipais de Esportes e de Educação, após a semana de recesso em comemoração ao Dia das Crianças.
Dentre as instituições da rede municipal, a mais bem colocada no ranking foi a Escola Municipal Barão do Rio Branco, no bairro Vianópolis, que ficou em 4º lugar. Já da rede particular, a grande campeã foi o Colégio Educare, que ficou na 11ª colocação. Já o Instituto Federal de Minas Gerais ficou em 17º lugar. Das 88 escolas participantes do JEB 2025, 53 participaram do ranking geral de premiação.
Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sapão, esse foi o maior e o melhor JEB já realizado na história da cidade. “Chegamos ao fim da maior edição do JEB já realizada na cidade com a certeza de que fizemos história no esporte escolar e com o sentimento de dever cumprido. Além do recorde de escolas e de alunos inscritos, foi a edição mais segura, sem brigas e ocorrências. Também conseguimos que os alunos/atletas se envolvessem mais no esporte e consequentemente se afastassem das telas, o que foi um grande feito. Quero agradecer mais uma vez ao nosso prefeito Heron Guimarães, à nossa vice-prefeita Cleusa Lara, à secretária de Educação Marilene Pimenta e a todos os profissionais da nossa secretaria que se dedicaram para que este momento fosse possível. O JEB 2025 entra para a história de Betim - e já estamos prontos para sonhar ainda mais alto para o próximo ano”, ressaltou.
Números
Além do recorde de alunos e escolas inscritas, a 35ª edição do JEB também tem outros números impressionantes: foram cerca de 25 mil lanches gratuitos, garantindo uma alimentação saudável, e aproximadamente 50 mil vales-transportes distribuídos gratuitamente para os estudantes/atletas. Cada participante recebeu quatro vales por dia, garantindo a ida e volta ao ponto de encontro, localizado na Praça da Mecatrônica, sob o Viaduto Jacintão. Além disso, para o trajeto entre a praça e o antigo clube da Fiat, onde acontecem as partidas, a prefeitura ofereceu viagens exclusivas e gratuitas a cada 20 minutos, das 7h às 19h. Estão sendo realizadas, em média, 36 viagens por dia, garantindo conforto e pontualidade aos estudantes.
Revitalização do Clube da Fiat
Um dos espaços esportivos mais completos da cidade, o antigo Clube da Fiat foi totalmente revitalizado pela prefeitura para receber a 35ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB 2025). As intervenções garantiram conforto, segurança e qualidade para os alunos-atletas das 88 escolas inscritas nesta que será a maior edição da história do evento. O espaço - que tem ampla infraestrutura, que inclui três quadras de futsal, duas de basquete e um ginásio poliesportivo, além de uma pista de atletismo - recebeu intervenções em todas as áreas esportivas, incluindo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, nova pintura, recuperação de quadras e vestiários, além da construção de uma quadra de vôlei de areia.