Teve início nesta quarta-feira (24) a Ação Formativa em Hipertensão e Diabetes para Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS Betim. A capacitação, realizada pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue até sexta-feira (26) e reúne cerca de 80 enfermeiros, divididos em duas turmas, com foco no manejo clínico dos usuários hipertensos e diabéticos.
O objetivo é qualificar o cuidado de enfermagem, garantindo um acompanhamento efetivo dos usuários com essas condições crônicas. Atualmente, o município possui aproximadamente 78 mil hipertensos e 28 mil diabéticos cadastrados. Essas doenças representam importantes fatores de risco para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), exigindo atenção contínua para prevenir desfechos desfavoráveis.
Segundo a referência técnica das condições crônicas não transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Fabrícia Pugêdo, a capacitação está alinhada aos novos indicadores do Ministério da Saúde para o cofinanciamento da APS, que incluem parâmetros de qualidade específicos para o cuidado em hipertensão e diabetes. “Esses indicadores contemplam as boas práticas de acompanhamento e serão o foco desta ação formativa. Hoje, a hipertensão atinge cerca de 20% da população adulta e idosa de Betim, o que é bastante representativo. Esse cenário exige um cuidado intensivo, por isso estamos capacitando os enfermeiros para que contribuam de forma ainda mais qualificada no cuidado aos usuários, fortalecendo o acompanhamento e prevenindo complicações”, destacou Fabrícia.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Betim em investir na atualização dos profissionais de saúde e na ampliação da qualidade da assistência prestada à população, com foco na prevenção e no cuidado integral.