Em continuidade às ações do “Mês do Patrimônio Cultural Betinense”, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove, nesta quinta-feira (21), das 19h às 21h, a cerimônia de entrega das certificações de reconhecimento dos bens como integrantes do Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Aberto ao público, o evento será realizado no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, e reunirá representantes de diversas manifestações.
A iniciativa reafirma o compromisso com a preservação, valorização e salvaguarda da memória, saberes e tradições. Este reconhecimento contempla expressões tradicionais como o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, o Reinado da Colônia Santa Isabel, grupos de capoeira, o ofício de benzeção, as folias de reis, a cultura carnavalesca e o trabalho sociocultural desenvolvido pelo Salão do Encontro – todos já registrados como bens imateriais no município. Durante a solenidade, o público também poderá prestigiar apresentações de grupo de capoeira e da Folia de Reis.
Bens imateriais
Os bens culturais imateriais são formados por práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades reconhecem como parte de sua identidade e memória coletiva. Eles incluem rituais, celebrações, danças, músicas, ofícios e saberes transmitidos de geração em geração, garantindo a continuidade de tradições que fortalecem o sentimento de pertencimento e a identidade cultural na cidade.