Tutores da região do Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa, na regional Norte, que desejam castrar seus cães e gatos já podem se inscrever para o atendimento gratuito do Castramóvel da Prefeitura de Betim. A unidade móvel ficará estacionada na Escola Municipal Maria Aracélia Alves, localizada na Rua da Divisa, 90, no bairro Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa, entre os dias 25 de agosto e 19 de setembro, oferecendo até 50 procedimentos diários, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para participar, o interessado deverá agendar o atendimento diretamente com a Secretaria Adjunta de Proteção Animal (Sepa) por meio do Whatsapp (31) 98604-0603.
Para realizar o procedimento, os tutores devem levar o amigo de quatro patas ao Castramóvel no dia e horário agendados, apresentando cópia dos documentos de identidade e CPF, além de comprovante de endereço em nome próprio. A Sepa orienta que os pets com procedimentos agendados para o turno da manhã cheguem ao local às 9h. Já o atendimento da tarde requer chegada às 13h.
Critérios
A ação do Castramóvel segue critérios específicos para garantir a segurança dos animais. Podem ser castrados cães e gatos com idade entre 6 meses e 7 anos. No caso de cães sem raça definida, o procedimento é permitido até os 8 anos.
Além disso, os animais devem ter peso entre 3 kg e 20 kg. No entanto, animais que estiverem levemente acima dessa faixa de peso poderão ser avaliados no momento do atendimento, considerando a proporcionalidade entre o peso e o porte.
Cães braquicefálicos (Pug, Bulldog, Shih Tzu, Pequinês, Lhasa Apso) e de raças sensíveis, como Yorkshire, Maltês, Spitz Alemão, também conhecido como Lulu da Pomerânia não serão castrados por exigirem o uso de anestesia inalatória, que não pode ser administrada pela unidade móvel.
Outro critério que deve ser seguido para garantir a segurança do procedimento é o do jejum - mínimo de seis horas para a ingestão de alimentos e de duas horas para a ingestão de água.