Está chegando o início do mais tradicional ciclo festivo da manifestação cultural mais antiga de Betim: o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, também conhecido como “Festa do Congado” - importante elemento de resistência cultural e religiosa da cidade. Os primeiros rituais desta grande festa do Congado são os hasteamentos das bandeiras de Aviso e da Mão Poderosa, que, neste ano, serão realizados neste sábado (26), às 20h, no adro da Capela do Rosário, no bairro Angola.
Essa celebração tem raízes profundas na história e na resistência do povo negro. Durante o período da escravidão, quando as práticas religiosas de matriz africana eram reprimidas, a bandeira de aviso era usada para anunciar, de forma simbólica, a aproximação da festa. Viajantes e tropeiros ajudavam a divulgar a celebração ao avistarem a bandeira com a imagem do santo de devoção das irmandades.
Hoje, o hasteamento da Bandeira da Mão Poderosa representa um momento de fé e de preparação espiritual. O gesto é um convite para que os devotos recebam as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário e da mão poderosa de Deus, marcando o início das festividades que acontecerão no fim de agosto.
Reconhecido como patrimônio cultural de Betim, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário integra o calendário oficial de eventos da cidade e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A programação da Festa da Nossa Senhora do Rosário ocorrerá entre os dias 22 e 29 de agosto. Mais detalhes serão anunciados em breve.