Com o tema “Trânsito Consciente: Menos Acidentes. Motoqueiro, Ame Sua Vida”, Betim realiza, na próxima quinta-feira (29), o Seminário Intersetorial para Vigilância do Acidente de Trânsito. O evento, que faz parte da programação do Maio Amarelo, ocorre das 13h30 às 17h, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, e tem como público-alvo profissionais de saúde, da educação, de trânsito e conselheiros de saúde. As inscrições estão abertas para toda a população até a próxima terça (27), pelo link:
https://tinyurl.com/2e987vnj
O Seminário tem como principal objetivo promover a articulação entre diferentes instituições para prevenir acidentes de trânsito, divulgar dados epidemiológicos, fortalecer a educação no trânsito e mobilizar a sociedade ara ações concretas em prol da segurança viária.
O evento está alinhado com a Política Nacional de Prevenção à Violência no Trânsito, que tem no Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, um dos seus principais instrumentos. O Brasil ocupa hoje a quinta posição no ranking mundial de mortes por acidentes de trânsito, com mais de 150 mil vítimas anuais entre feridos e óbitos.
Motociclistas são principais vítimas em Betim
Betim possui malha viária densa e estratégica, atravessada por rodovias como a MG-060, MG-050, BR-381, BR-040 e BR-262. De janeiro de 2024 a março de 2025, foram notificados 1.885 acidentes de trânsito na cidade, segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município. Destes, 46,5% foram colisões, 36% quedas, 8,3% atropelamentos e 5% capotamentos.
Os motociclistas são as principais vítimas: 67,9% dos acidentes envolvem motocicletas, seguidos por automóveis (18,3%), bicicletas (5,9%), caminhões e veículos pesados (2,6%) e ônibus/vans (1,6%).
Os dados preocupam principalmente pelo impacto do atendimento na Saúde, sobretudo nas áreas de ortopedia, cirurgias e reabilitação. De 2024 a março de 2025, foram notificadas oito amputações e 748 fraturas relacionadas a acidentes de trânsito.