Uma programação especial promete encantar os amantes da arte e da natureza, a partir da próxima segunda (5). isso porque a Casa da Cultura Josephina Bento recebe três exposições contempladas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo.
A mostra “Cores da Natureza”, assinada pelos artistas plásticos betinenses Saulo de Brito e Lucimary Toledo, em parceria com a belo-horizontina Ilmara de Brito, reúne 15 pinturas aquareladas que utilizam a natureza como matéria-prima.
Depois de uma temporada no Centro de Memória Luiz Verganin, na Colônia Santa Isabel, a exposição, que explora o uso das tintas naturais feitas com terras coloridas, pós de rochas, carvão, flores, frutas, legumes, nozes e raízes, permanece na Casa da Cultura até o dia 20 de maio.
Crochês feitos à mão
Ainda na Casa da Cultura, também com estreia na segunda (5), outra novidade: a exposição de artesanato “Para levar tudo”, da artesã betinense Beatriz Guadagnin. Com sensibilidade e criatividade, Beatriz apresenta 20 bolsas de crochê feitas à mão, que poderão ser adquiridas ao longo da mostra e retiradas no último dia. A exposição segue disponível até 30 de maio.
Tramas e tintas
Outra exposição ocupa a Casa, também a partir de segunda. Idealizada pela artista Ilmara Silva de Brito, com participação das artistas betinenses Lucimary Silveira Toledo e Maria Eduarda Toledo da Silva, a mostra ‘Entre Tramas e Tintas” propõe um novo olhar sobre as artes plásticas ao unir pintura e tapeçaria (macramê) em composições contemporâneas.
A proposta rompe com a tradicional tela emoldurada ao incorporar texturas e formas da tapeçaria. Segundo as artistas, o projeto nasceu do desejo de oferecer ao público uma experiência estética diferenciada e acessível, incentivando a apreciação artística e destacando o papel transformador da arte na sociedade.
Museu Paulo Araújo
O Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo, no Centro da cidade, também participa desse circuito de exposições contempladas pela Lei Noemi Gontijo. Na segunda (5), o equipamento cultural recebe a mostra “Cerrado Encantado” - uma homenagem à fauna e à flora do segundo maior bioma brasileiro. Pensada especialmente para o público infantil, a exposição quer tocar também o coração de todos os visitantes com uma mensagem poderosa: só se preserva aquilo que se conhece. Além da visita à mostra, o público infantil ainda será presenteado com um material educativo especial. As obras foram transformadas em cem jogos de quebra-cabeça que serão distribuídos às crianças da rede municipal de ensino. O projeto é de autoria de Duda Toledo, Lucimary Toledo e Ilmara Brito.