Betim será palco nesta semana de dois projetos culturais viabilizados por leis de incentivo à cultura, em âmbito federal e municipal. A partir desta quinta-feira (24), às 14h, o projeto “Vamos Falar de Folclore” percorre três escolas municipais da cidade, com apresentações exclusivas aos alunos. Já no sábado (26), às 20h, acontece o show “Por Tudo o Que For Amor”, no Teatro Municipal Newton Amaral Franco.
Apresentada pelo grupo betinense Capela Nova, o Vamos Falar de Folclore — que conta com direção de Anselmo do Carmo — aborda o folclore brasileiro por meio de palestras com cerca de 50 minutos de duração, que incluem apresentações demonstrativas de danças típicas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. As atividades ocorrem em escolas municipais dos bairros Parque das Indústrias, Icaivera e Teresópolis, em turnos variados, atendendo alunos do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O projeto foi contemplado, em 2024, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo.
MPB em pauta
Contemplado em 2024 pela Lei Aldir Blanc, o show Por Tudo o Que For Amor — que leva o mesmo título do primeiro álbum da dupla formada pela cantora e compositora betinense Lu Toledo e pelo músico paulista Valter Saty, em 2020 — apresenta um repertório com canções autorais dos dois discos da dupla, com foco na MPB. O show tem entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos.