O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa - 15 de junho - será lembrado pela Prefeitura de Betim com duas importantes ações nos próximos dias 24 e 28. As iniciativas abrangem uma capacitação intersetorial para profissionais que atuam na rede de atendimento a esse público e uma ação especial de lazer e bem-estar para os idosos atendidos pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv).
Uma tarde com dança sênior, rodas de conversa e outras dinâmicas vão contemplar o público idoso acolhido pelos serviços de convivência da Apromiv, na próxima segunda, das 13h30 às 16h, na sede da própria entidade. O encontro interativo inclui ainda orientações para que a pessoa idosa reconheça sinais de violência, compreenda essa grave violação de direitos e saiba os órgãos competentes aos quais pode recorrer nesses casos.
Já na sexta-feira (28), das 8h às 12h, a prefeitura oferece aos profissionais da Assistência Social e entidades parceiras, da Saúde, do Conselho Municipal do idoso e demais associações a capacitação intersetorial “Violência contra a Pessoa Idosa, como Identificá-la?”. A qualificação, que ocorre na Escola do Servidor, no Centro Administrativo, será ministrada pelo advogado e conselheiro titular do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ribeirão das Neves, Lucas Estevão da Silva.
“O objetivo é tratar a violência contra a pessoa idosa como uma grave violação de direitos humanos, como de fato é, treinando os profissionais que estão nas pontas para a observação qualificada dos sinais e capacitando-os para formarmos uma rede de proteção eficaz no combate a essa prática. Além disso, orientar a própria pessoa idosa para o reconhecimento dessa violação de direitos e apresentar os canais disponíveis para denúncia e acolhimento”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Gabriela Brena Araújo.