A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Serviço de Prevenção e Assistência em Doenças Infecciosas (Sepadi) da Secretaria Municipal de Saúde, promove, nas duas próximas terças (21) e (28), a capacitação “Manejo de Doenças Infecciosas”, destinada aos profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A qualificação será, em ambas as datas, das 8h às 11h, na Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo.
As capacitações serão divididas em duas turmas. Para participar, os profissionais devem optar por uma data e realizar a inscrição por meio de formulário eletrônico (veja os links para cada data abaixo). O público-alvo são os profissionais que atuam no Centro Pop e que desenvolvem o serviço especializado para a população em situação de rua.
A iniciativa visa capacitar esses trabalhadores para minimizar os riscos de acidentes biológicos durante o exercício profissional, ampliando a prevenção de doenças e protegendo a saúde dos mesmos, bem como dos usuários beneficiados pelos serviços.
A capacitação será ministrada pelo profissional referência técnica do Programa de Doenças Infectocontagiosas do município, Júpiter Cruz, que abordará as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, hepatites virais e HIV/Aids, apresentando formas de identificação, prevenção e tratamento das mesmas, além de esclarecer sobre os fluxos de encaminhamento para testagem e tratamento.
“A prevenção passa pela modificação de comportamentos, uma vez que a maior parte das ISTs é assintomática. Com a capacitação, queremos instruir os profissionais com informações claras e de fácil entendimento sobre as doenças, com intuito de desfazer mitos, crenças e quebrar preconceitos. É fundamental manter os cuidados e atenção às formas de contágio, em uma perspectiva de proteção pessoal e individual”, explica Júpiter Cruz.
“A iniciativa representa uma das estratégias da seção da Gestão do Trabalho de capacitar os profissionais que atuam na Assistência Social, além de oferecer suporte e segurança aos trabalhadores, para que saibam atuar com esse público, por exemplo, diante de uma situação em que o usuário necessite de vacina ou esteja machucado. A garantia de um manejo adequado é crucial para reduzir o contágio e possibilitar o atendimento ao público com segurança e proteção”, explica o técnico da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) Betim, Esdras Passos.
Capacitação “Manejo de Doenças Infecciosas”
Data: 21/5/2024
Horário: das 8h às 11h
Local: sala de reuniões da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec)
Link de inscrição: https://tinyurl.com/bdzzwsaw
Data: 28/5/2024
Horário: das 8h às 11h
Local: sala de treinamento da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec)
Link de inscrição: https://tinyurl.com/ys7emydf