06 JUL 2023
CULTURA
Lei Paulo Gustavo: Betim assina Termo de Adesão e prepara novos encontros com artistas

Betim aderiu completamente à Lei Paulo Gustavo (LPG). O Termo de Adesão, enviado pelo Ministério da Cultura na tarde desta quarta-feira (5), foi assinado pela secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro. Com isso, o município se consolida como um dos pioneiros de Minas a garantir os recursos da lei federal. Agora, Betim se prepara para promover mais um diálogo saudável com os artistas da cidade. Com o objetivo de auxiliar os trabalhadores da cultura na elaboração de seus projetos e fornecer instruções para a requisição de verbas não apenas da LPG, mas de quaisquer leis de incentivo à cultura em todos os âmbitos - municipal, estadual e federal -, a prefeitura oferecerá, nos dias 17 e 18 de julho, rodas de conversa com a classe artística.

Os encontros ocorrerão no salão da Casa da Cultura, às 19h, e serão conduzidos pelo coordenador do escritório do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Sérgio Martins, juntamente com o ator, diretor e fundador do projeto Clínica do Riso, Gilbert Diniz. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia até o dia 13 de julho, por meio dos links específicos para cada seção desejada: segunda-feira (17), https://bit.ly/3pAwt5N; e terça-feira (18), https://bit.ly/44BslS7.

Depois de seminário especial realizado pela prefeitura para os artistas da cidade sobre a LPG no último dia 27, as rodas de conversa chegam como oportunidade para os artistas que desejam aprimorar suas habilidades e obter um melhor entendimento sobre o processo de pleitear recursos por meio de leis de incentivo. No encontro serão abordados tópicos relevantes da LPG, além de dicas práticas para a elaboração de projetos. O principal objetivo é capacitar os artistas, fornecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos assertivos.

“É um compromisso da secretaria criar espaços que contribuam com os artistas locais, incentivando e apoiando seu desenvolvimento e fornecendo suporte no processo de captação de recursos por meio das leis de incentivo à cultura, incluindo a nossa Noemi Gontijo. Essas rodas de conversas são um exemplo prático do diálogo que estamos promovendo com a classe cultural neste momento de implementação da LPG”, destaca a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

A secretária ressalta ainda que caso a demanda por inscrições nas rodas de conversa superem as expectativas, uma nova turma será aberta na mesma semana dos dois encontros. Ela reforça ainda que o canal de comunicação com os artistas para dúvidas e/ou sugestões sobre os critérios de aplicabilidade da LPG no município segue aberto. Elas podem ser encaminhadas para leipaulogustavo2023.betim@gmail.com.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024