24 MAI 2023
Casa da Cultura Josephina Bento celebra 36 anos com semana de atividades

Patrimônio cultural e histórico de Betim, a Casa da Cultura Josephina Bento completa, na próxima segunda-feira (29), 36 anos como espaço de memória do município. Para celebrar a importante data, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Arte e Cultura, vai promover ao longo da semana de aniversário diversas atividades no espaço. Além das atrações, a Casa da Cultura poderá receber, entre segunda (29) e sexta-feira (2), visitantes em horário estendido: das 9h às 21h.

As atrações incluem apresentações musicais, uma aula aberta sobre o acervo do espaço e uma expedição noturna. “A Casa da Cultura é um dos espaços de memória mais vívidos na história dos betinenses. Em seus 36 anos como espaço cultural, o local proporcionou à população diversos eventos artístico-culturais, sempre oferecendo um ambiente acolhedor de lazer, entretenimento e aprendizados para toda a família. E é assim, com fomento à cultura, que vamos celebrar mais um aniversário desse nosso patrimônio”, afirma a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.

História

A edificação foi uma das primeiras do então Arraial Capela Nova e, segundo registros, foi construída no início do século XVIII. O casarão já teve diversas finalidades: foi pousada para tropeiros, bandeirantes e sertanistas que vinham de São Paulo com destino à Vila de Ouro. Também foi moradia, venda e bar. Em 1985, a casa foi desapropriada pela Prefeitura de Betim e, em seguida, restaurada. Em 1987, foi inaugurada como “Casa da Cultura Josephina Bento” em homenagem a uma das mais antigas professoras da cidade e, com isso, passou a ser o local de referência para diversos eventos culturais do município. Em 1997, a Casa foi tombada como Patrimônio Histórico-Cultural. Em 2019, foi totalmente reformada, com intervenções em toda a infraestrutura, além da construção de rampas para tornar o espaço cultural mais acessível a todos.

Programação

Segunda-feira (29), às 19h: Apresentação da “Oficina de Estudos Viola” com o violeiro Zé Antônio e alunos, com apresentações de viola caipira, toques do berrante e dança da Catira.

Terça-feira (30), às 19h: Aula aberta de História da Arte sobre o acervo da Casa da Cultura, com a professora, artista plástica e artesã, Fabiana Martini Lopes.

Quarta-feira (31), às 19h: Apresentação do Coral Cantarilho.

Sexta-feira (2), às 19h: Expedição Noturna – Análise arquitetônica e histórico-cultural da edificação da Casa da Cultura. Visita guiada pelo grupo de pesquisas Comarca.