03 MAI 2023
Congado da Colônia Santa Isabel celebra Nossa Senhora do Rosário

As festas do Reinado de Nossa Senhora do Rosário são uma manifestação religiosa que também mantêm viva a tradição do Congado em Betim. Além da Celebração do Jubileu de Nossa Senhora, realizado anualmente no mês de agosto, nos entornos da Capela do Rosário, outro festejo em devoção à Santa tem se firmado na cidade, há dez anos. Trata-se da Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, organizada pela Irmandade da Colônia, e que teve início com a novena, no dia 27 de abril, finalizando no dia 7 de maio, domingo, com a celebração da Missa Conga.

O momento mais aguardado do festejo é quando, na manhã de domingo, a imagem de Nossa Senhora do Rosário chega em uma barca, no Rio Paraopeba, é recebida por várias guardas do Congado e levada em procissão para Senzala, sede da Irmandade. De acordo com o Capitão-Mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel, André Bueno, a retirada da imagem do rio remete às histórias dos primórdios do Congado, que contam que a Santa foi retirada do mar pelos escravos. “É um momento muito significativo para os Congadeiros, quando, de certa forma, podemos reviver a história dos nossos antepassados. Vale dizer que a retirada da imagem do rio é uma exclusividade da festa da Colônia, dentre todas as festividades do Reinado de Nossa Senhora, que acontecem na região metropolitana de Belo Horizonte”, explica Bueno.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel é realizada pela Irmandade do Rosário da Colônia e pela Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Arte e Cultura. O secretário da pasta, Ubiratan Santana, avalia que “Betim tem uma grande variedade de manifestações culturais e uma delas é o Congado que mescla a cultura com a religiosidade. É com muita satisfação que apoiamos e incentivamos mais esse festejo em devoção à Nossa Senhora do Rosário, que também revive momentos históricos do nosso país, adaptado às particularidades da nossa cidade”.

Histórico

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi idealizada no ano de 2010 e iniciou sua tradição em 2011 com a primeira missa conga da Paróquia de Santa Isabel.

A festa em si, só começou a ser realizada neste período pelo fato do antigo Hospital Colônia Santa Isabel pertencer a uma sociedade católica tradicional, que não abria espaço para outras alas. Mas, vale dizer que, em cerca 80 anos de confinamento das pessoas acometidas pela hanseníase na antiga colônia, a devoção à virgem do Rosário foi comprovada quando foram encontradas as imagens da Senhora do Rosário e de Santa Efigênia que estavam escondidas e empoeiradas no coro da antiga matriz ha décadas.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel é realizada sempre no primeiro domingo de maio. A escolha deste mês para a celebração deste festejo também tem um significado muito especial. Maio é reconhecido por ser o mês das mães, o mês de Maria e também por ser o mês onde se comemora a abolição da escravatura.

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel foi registrado em 2019 com patrimônio imaterial do município de Betim.

PROGRAMAÇÃO:

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA COLÔNIA SANTA ISABEL

“O REINADO DE NOSSA SENHORA”

Local: Rua dos Esportes, 306 – Colônia Santa Isabel (Senzala - Sede da Irmandade).

Dia 7 de maio (domingo):

05h: Matina e fogos.

07h: Café da manhã da Irmandade.

08h: Recepção das Guardas de congado.

10h: Retirada da imagem de Nossa Senhora do Rosário do Rio Paraopeba.

Local: Barca da Colônia Santa Isabel

12:30h: Almoço das guardas de congado.

15:30h: Cortejo de São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário.

16h: Missa Conga e encerramento.

De 9h às 13h: Feira de artesanato na Rua dos esportes com artesãos da politica de economia popular solidária do município.

ORGANIZAÇÃO: IRMANDADE  DE NOSSA  SENHORA  DO ROSÁRIO DA  COLÔNIA ISABEL.

“Porque onde Nossa Senhora passa nada embaraça,

Onde Nossa Senhora passou nada embaraçou!”