19 ABR 2023
ADMINISTRAÇÃO
Saiba como será o funcionamento dos serviços públicos durante o Dia de Tiradentes

Os prédios ligados à administração municipal, dentre eles o Centro Administrativo João Paulo II, estarão fechados na sexta-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes. O mesmo ocorre na sede do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), dos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e nas dez gerências regionais da cidade. Os atendimentos retornam na segunda-feira (24).

Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

Na sexta-feira (21), as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas em razão do feriado de Tiradentes. No sábado (22), as UBSs Teresópolis e Alterosas abrirão para atender casos suspeitos de arboviroses, das 8h às 17h. O atendimento retorna normalmente na segunda-feira (24), a partir das 7h.

Centros de Referência

O Centro de Referência em Especialidades Divino Braga; Centro de Referência em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) permanecerão fechados no dia 21 de abril. O atendimento retorna na segunda (24).

Rede de Saúde Mental

Os Cersams Teresópolis e Betim Central, além do Caps-Ad, funcionarão com atendimento 24 horas. O Cersam Citrolândia, o Cersami e o Centro de Convivência Estação dos Sonhos permanecem fechados na sexta (21). O atendimento retorna na segunda (24).

Unidades de Urgência e Emergência

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Samu, Hospital Público Regional de Betim (HPRB) e Maternidade Pública de Betim mantêm atendimento de urgência e emergência 24 horas.

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos também não funcionará na sexta-feira (21). As atividades retornam na segunda-feira (24).

SEGURANÇA

Guarda Municipal

A Guarda Municipal atuará normalmente, com patrulhamento e plantão 24 horas. O órgão pode ser acionado pelo telefone 153.

Defesa Civil

A Defesa Civil mantém o plantão durante o feriado. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 199.

EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal da Educação seguirá o calendário municipal e não funcionará no dia 21 de abril. O mesmo vale para as unidades escolares e a Biblioteca Pública Leonor de Aguiar Batista.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os Creas 1 e 2, o Centro Pop, o Cream, os 16 Cras e as Superintendências de Programas Sociais e de Trabalho, Emprego e Renda estarão fechados no dia 21 de abril, retornando normalmente no dia 24, das 8h às 17h. O Albergue Vitor Braighi funcionará normalmente durante o feriado.

RESTAURANTES POPULARES (Centro e Teresópolis)

Os restaurantes não funcionarão na sexta-feira (21). O atendimento será retomado normalmente na segunda-feira (24).

MERCADO CENTRAL DE BETIM

O Mercado Central de Betim funcionará, na sexta-feira (21), até 12h. No sábado (22), funcionará das 7h30 às 19h e, no domingo (23), das 7h30 até 12h.

Parque Natural Municipal Felisberto Neves

O Parque Natural Municipal Felisberto Neves funcionará normalmente durante o feriado, das 7h às 19h.

Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa

O Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa estará aberto para visitação durante o feriado, das 9h às 21h.

ECOS

Transporte Público Municipal

Na sexta-feira (21) as linhas do transporte público municipal operam com quadro de horários de domingo. No sábado (22) e domingo (23), operam com horário normal desses dias.

Limpeza Urbana

O recolhimento de entulho nas regionais fica interrompido até a próxima segunda-feira (24). A coleta domiciliar continua normalmente todos os dias.

ESPORTES

O funcionamento da Secretaria Municipal de Esportes, bem como dos programas desenvolvidos pela pasta, ficarão suspensos durante o feriado. Com isso, todos os núcleos esportivos estarão fechados. Os serviços retornam na segunda-feira (24).

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA ANIMAL (SEPA)

A Superintendência de Defesa Animal segue o calendário municipal e não funcionará no dia 21 de abril. Os serviços voltam na segunda-feira (24).

PROCON

O Procon também segue o calendário municipal e não funcionará no dia 21 de abril. Os serviços voltam na segunda-feira (24).

CULTURA

A Casa da Cultura, o Museu Paulo Araújo Moreira Gontijo e o Teatro Municipal estarão fechados na sexta-feira (21). Os equipamentos reabrem na segunda-feira (24).