19 ABR 2023
UBSs Teresópolis e Alterosas abrem neste sábado (22), em Betim
Objetivo é atender pacientes com quadros respiratórios e, também, usuários com sintomas leves de arboviroses como dengue e chikungunya

A Prefeitura de Betim abre, neste sábado (22), das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Teresópolis e Alterosas para atendimento a  pacientes com quadros respiratórios e, também, usuários com sintomas leves de arboviroses como dengue e chikungunya.

Além de acolher  pessoas que procurarem as unidades de forma espontânea, as UBSs servirão de apoio para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Alterosas, que poderão encaminhar  pacientes identificados como de baixo risco (azul ou verde, pela classificação de risco) para um atendimento mais oportuno nas duas UBSs.

Como explica o secretário municipal de Saúde, Cláudio Arruda, a medida, que vem sendo tomada desde março, tem o objetivo reduzir a demanda por atendimentos nas UPAs, que devem ser procuradas em casos mais graves e urgentes, e oferecer outra unidade mais adequada para atendimento dos casos sintomáticos leves. “Avaliamos que foi uma decisão eficiente ter aberto UBSs que estão mais próximas das UPAs. Dessa forma, estamos conseguindo garantir atendimento mais ágil e reduzir a demanda no pronto-atendimento. Os pacientes classificados como leves nas UPAs podem ser encaminhados para as unidades para serem atendidos de forma mais ágil e sem que precisem se deslocar muito”.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024