12 JAN 2023
CHUVAS
Sobe para 81 o número de ocorrências registradas em Betim devido às chuvas
A Defesa Civil de Betim já registrou um total de 81 ocorrências neste mês de janeiro. Até esta quinta-feira (12), a maioria dos chamados foi para casos de infiltração, rachaduras e trincas em residências, com 37 ocorrências, seguido por deslizamentos de terra, com 22. A chuva também provocou colapso parcial de seis imóveis, além de seis pontos de alagamento em vias públicas e queda parcial de sete árvores, que foram suprimidas após avaliação. O volume de chuvas acumulado no município chegou a 261,48 mm e a previsão é de mais 205 mm para os próximos 15 dias. O nível do rio Paraopeba baixou para 2,60 m até às 10h desta quinta-feira (12), após ter atingido 5,90, no último fim de semana.

Atualmente, sete famílias, totalizando 24 pessoas, estão abrigadas na Escola Municipal Frei Rogato. Segundo a Defesa Civil, cerca de 750 famílias estão mapeadas na mancha de inundação do rio Paraopeba, dessas, 12 foram acolhidas com o aumento do nível do rio. Os abrigados que retornaram para seus imóveis, mesmo com a previsão de mais chuvas, assinaram um termo de responsabilidade, uma vez que a Defesa Civil não autorizou o retorno. As equipes técnicas seguem realizando vistorias periódicas nos imóveis para avaliar o estado das edificações.