A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, informa que a chuva registrada na noite desta terça-feira (2), por volta das 20h30, alcançou uma média aproximada de 30 milímetros em diferentes regiões do município.
Até as 23h11, foram contabilizados oito chamados, sendo seis já atendidos e dois ainda em acompanhamento. As ocorrências estiveram relacionadas, principalmente, a alagamentos pontuais, deslizamentos leves e danos estruturais isolados, sem registro de feridos.
Entre as situações atendidas, destaca-se a interdição preventiva da rua Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Inês, e o atendimento a um colapso de muro na Rua Humberto Campos, no bairro Chácara. Nesse último caso, o muro cedeu, carreando material do terreno vizinho, deixando uma moradora temporariamente ilhada em sua residência; ela foi resgatada pelos bombeiros sem ferimentos.
Também foram registradas ocorrências de alagamentos em vias públicas, como as avenidas Manhuaçu, na Avenida Arthur Trindade, e na BR-381, na altura do bairro Jardim Petrópolis, no sentido Belo Horizonte. Na rua Minas Gerais, no bairro Nossa Senhora das Graças, houve interdição parcial da via devido à abertura de um buraco no asfalto. Já no bairro Filadélfia, foi constatada infiltração em telhado, sem risco estrutural, e, na rua Jacarandá, bairro Vila das Flores, houve registro de queda de árvore em frente ao Parque Ecológico.
De acordo com a Defesa Civil, o volume registrado está dentro do esperado para o início do período chuvoso na Região Metropolitana de Belo Horizonte, quando há aumento na frequência e intensidade das precipitações. As equipes permanecem de prontidão para o monitoramento das áreas de risco e o atendimento a possíveis novas demandas. Nesta quarta-feira (3), equipes da Ecos serão enviadas aos locais afetados para providenciar a limpeza das vias e a manutenção viária.