16 NOV 2022
CULTURA
Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado com shows de Saldanha Rolim e Celso Moretti no Teatro Municipal

No próximo domingo (20), em celebração à data que marca o Dia Nacional da Consciência Negra, que simboliza e reforça a importância da luta contra o racismo, a Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Arte e Cultura (Secult), apresenta no Teatro Municipal Newton Amaral Franco dois grandes shows gratuitos. O evento começa às 18h com o show “África Brasil”, que é o encontro do artista senegalês Zal Sissokho, mestre do instrumento africano "cora", e do músico performático cearense Saldanha Rolim. Às 20h, quem sobe ao palco é o grande artista betinense Celso Moretti e sua banda Barraco de Aluguel. A entrada será livre, não sendo necessário pegar ingressos antecipadamente.

“A cultura e, em particular, a música são grandes ferramentas que nos levam a refletir sobre maneiras de eliminar a discriminação, os estereótipos e as invisibilidades, que ainda hoje, são impostos a negros e negras no Brasil. As apresentações de Saldanha Rolim com Zal Sissokho e de Celso Moretti honram a nossa ancestralidade africana e nos motivam a seguir lutando pela igualdade”, afirma o secretário de arte e cultura, Gê Rodrigues.

Os shows encerram com “chave de ouro” a programação do Novembro Negro, que contou com uma série de atividades e atrações em referência à Consciência Negra realizadas pela Coordenadoria de Igualdade Racial de Betim, vinculada à Secretaria Municipal de Governo.

O show “África Brasil”
Foi a paixão pela diversidade cultural de seus países que levou os músicos a montarem este espetáculo, que proporciona um diálogo com a diversidade rítmica mundial, destacando a musicalidade da “Mãe África” e do Brasil.

O público presente poderá apreciar a perfeita sintonia desses artistas, que cantam e tocam seus instrumentos de forma carismática e performática, executando músicas próprias ou de alguns de seus mestres, alternando-se no palco em momentos solo e juntos.

Celso Moretti e sua banda Barraco de Aluguel
Apresentando um repertório baseado nos álbuns já lançados durante os seus 40 anos de carreira com algumas interferências de releituras. O destaque do show serão as músicas do seu novo álbum “Contingente Reggae Favela”.

Nascido em São João Del Rei (MG) em 1954, Celso Moretti é hoje um dos cinco cantores de reggae mais longevos no Brasil. Já se apresentou em vários palcos em toda sua carreira, em muitas cidades de Minas Gerais e do Brasil, em Gana (África) e no Chile. É criador do “Reggae Favela” gênero musical oriundo do reggae jamaicano com misturas de outros sons que aprecia. Moretti tem uma maneira singular de interpretação, fato que caracteriza de forma determinante a proposta do Reggae Favela. Em seus shows o público vibra com as evocações energéticas e performáticas e com o seu linguajar peculiar, o “morettês” que é uma constante em suas apresentações.