11 OUT 2022
SAÚDE
Beneficiários do Auxílio Brasil devem fazer acompanhamento das condicionalidades de saúde para garantir permanência no programa
Está aberto o período para que os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) façam o acompanhamento das suas condicionalidades de saúde. Até 19 de dezembro, crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes de famílias que recebem o benefício devem comparecer à Unidade Básica de Saúde de referência para fazer a atualização cadastral e da sua situação de saúde. O acompanhamento das condicionalidades é obrigatório e quem não comparecer poderá ter o benefício bloqueado ou cancelado.

As condicionalidades são compromissos referentes à saúde e educação assumidos por quem é contemplado pelo auxílio e, por isso, devem ser cumpridas para permanência no programa. O acompanhamento das mesmas busca garantir a oferta das ações básicas de saúde, educação e assistência social, potencializando a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuindo para sua inclusão social.

Segundo a referência do Programa Auxílio Brasil no município, Ingrid Werneck, “o acompanhamento nutricional das crianças e gestantes é uma condição imprescindível para a Vigilância Alimentar Nutricional desses beneficiários, pois se trata de um grupo com maior risco para a dupla carga de má nutrição. Qualquer desvio ou risco nutricional verificado no acompanhamento das condicionalidades de saúde requer o trabalho das equipes da Atenção Primária para garantir o cuidado e a atenção nutricional.”

As crianças de 0 a 7 anos de idade devem ter seu estado nutricional monitorado, com a realização de avaliação antropométrica (aferição de peso e altura). A situação vacinal, que deve estar atualizada conforme o Calendário Nacional de Vacinação, de cada uma também deve ser monitorada. As gestantes devem estar com o pré-natal em dia, com informações como a semana gestacional e a data da última menstruação atualizadas. As mulheres de 14 a 44 anos têm o acompanhamento de sua saúde de modo geral.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024