A Prefeitura de Betim reforça que o chamamento para o resgate vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV) destinado a adolescentes e jovens de 15 a 19 anos segue até o final de dezembro. A iniciativa busca alcançar quem não recebeu a dose na idade recomendada e ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de doenças graves associadas ao vírus no futuro.
Desde maio de 2025, o município intensificou as ações de vacinação, seguindo orientação do Ministério da Saúde vigente desde abril de 2024. O foco é a prevenção de enfermidades como o câncer do colo do útero, ânus, pênis e garganta, diretamente relacionadas à infecção pelo HPV.
Vacina disponível em UBSs, Vacimóvel e centro de referência
Atualmente, Betim conta com 9.640 doses da vacina contra o HPV, disponíveis em todas as 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na sala de vacinas do Centro de Referência em Especialidades Divino Braga e também no Vacimóvel, cuja programação é divulgada semanalmente. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação.
Segundo dados da Central de Vacina de Betim, a cobertura vacinal na faixa etária de 15 a 19 anos está em 78%. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a adesão dos jovens é essencial para alcançar os índices recomendados pelo Ministério da Saúde.“A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, especialmente quando aliada ao uso de preservativos, que também reduzem o risco de contágio”, afirma Ana Paula Macêdo, referência técnica da Central de Vacina.
O HPV é o vírus sexualmente transmissível mais comum no mundo, com mais de 200 tipos identificados. Embora muitos casos sejam assintomáticos, algumas variantes podem causar verrugas genitais e evoluir para cânceres em diferentes partes do corpo. Por isso, a vacinação é uma medida segura, eficaz e fundamental para proteger a saúde presente e futura da população jovem.