28 JUN 2022
PARCERIAS
Betim adere ao Programa Descubra! para ampliar qualificação profissional de jovens em condições de vulnerabilidade

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), assina, nesta quinta-feira (30), a adesão ao Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais - Descubra! -, resultado de cooperação interinstitucional formada por 11 órgãos e entidades municipais, estaduais e  federais. Instituído em 2019, o programa tem, cada vez mais, atuado como suporte à oferta de vagas de trabalho protegido a jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que cumprem medidas socioeducativas, bem como estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil.

Em Betim, a expectativa é que, com a formação profissional que o Descubra! oferece a jovens e adolescentes, a rede de proteção a eles se fortaleça.  “Sabemos que o programa busca o desenvolvimento de ações articuladas para a inclusão de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social  em programas de aprendizagem, cursos de formação inicial ou continuada ou qualificação profissional. Essa formação oferecida pelo programa terá papel fundamental na garantia à autonomia deles e na melhoria de suas condições de vida”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Sandra Queiroz.

Comitê Gestor

Na mesma solenidade de lançamento do programa Descubra! tomarão posse os integrantes do comitê interinstitucional que vai gerir projeto em Betim. O comitê gestor será formado por representantes da Prefeitura de Betim, por meio das secretarias de Assistência Social e da Educação e da Procuradoria-Geral do Município; do Ministério Público, do Ministério Público do Trabalho, do Poder Judiciário de Minas Gerais, do Senai, do Senac, do Instituto Ramacrisna, do Salão do Encontro, da CDL, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência e da Justiça do Trabalho.

SERVIÇO:

Lançamento do Programa Descubra! – Um suporte à oferta de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade social
Data: 30.06.2022
Local: sede da OAB Betim – rua Clotildes Borges, 340, bairro Jardim da Cidade