26 ABR 2022
Covid-19: Betim chega a marca de 900 mil doses de vacinas aplicadas
Mesmo com o alto número de doses aplicadas, a prefeitura alerta a população para completar o esquema vacinal

A  Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já aplicou mais de 900 mil doses da vacina contra covid-19. Até esta segunda-feira (25), 337.549 pessoas com idade acima de 12 anos receberam a primeira dose da vacina no município, enquanto 320.774 tomaram a segunda dose e 12.615 pessoas foram imunizadas com dose única. A cobertura vacinal para a primeira ou única dose está em 93,2% e estão com esquema vacinal completo, 88,8% da população alvo. Quanto à primeira dose de reforço, a cobertura vacinal está em 53,8%.

O secretário de Saúde, Augusto Viana, ressalta a importância da população receber todas as doses do imunizante. “O avanço da vacinação nos permitiu facultar o uso da máscara, mas reforçamos que todos devem completar o esquema vacinal para evitar o surgimento de novos casos e, com isso, um novo endurecimento das regras".

O cidadão que não completou o esquema vacinal, ou que ainda não tenha se vacinado, pode se encaminhar a uma das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, para receber o imunizante. Além disso, o vacimóvel também oferece a vacina para pessoas acima de 12 anos. Nesta semana, o posto volante está estacionado  na Praça Tiradentes, das 9h às 16h30, até sexta-feira (29).

Vacinação infantil

Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Saúde, o município possui 42.586 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos. A cobertura vacinal contra a covid-19 está em 75,1% para a primeira dose e 38,7% para a segunda dose.

Entre as crianças de 5 a 11 anos, 31.991 receberam a 1ª dose e 16.500 retornaram para receber a segunda dose do imunizante. Cerca de 13 mil crianças já estão aptas a receber a segunda dose, ou seja, cumpriram o intervalo entre as doses, mas ainda não tomaram o imunizante. E aproximadamente de 2.431 aguardam completar o prazo para receber a segunda dose.

O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, enfatiza que as vacinas são seguras e, quando recebidas as duas doses, protegem as crianças contra as formas graves da doença, que podem levar a óbito. “Receber as duas doses da vacina garante a imunidade  completa e eficaz contra o vírus, por isso, fazemos um apelo aos pais para que levem seus filhos para receberem as duas doses. Assim, vamos manter nossas crianças seguras e protegidas. As crianças que ainda não tomaram a primeira dose também podem ir até uma UBS que serão vacinadas”, reforçou.

Os imunizantes destinados às nossas crianças também estão disponíveis nas 37 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. O intervalo entre as aplicações para as crianças que tomaram a CoronaVac é de 28 dias e para a Pfizer pediátrica, de 56 dias.

Balanço da Vacinação:

1ª dose população acima de 12 anos - 337.549

1ª dose crianças de 5 a 11 anos - 31.991

2ª dose população acima de 12 anos - 320.774

2ª dose crianças de 5 a 11 anos - 16.500

Dose única - 12.615

1º reforço e dose adicional - 176.330

2º reforço - 5.537

Total de doses aplicadas: 901.296

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

OBS.: Os dados são parciais e estão sujeitos a alteração. A atualização do número de doses aplicadas é feita gradativamente à medida que as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema.