O Vacimóvel chega à oitava semana de atuação levando a vacinação diretamente às escolas da rede municipal. A iniciativa transforma o ambiente escolar em ponto de imunização, facilitando o acesso de estudantes de seis a 14 anos e reduzindo barreiras como deslocamento e esquecimento da caderneta.
Nas sete semanas de trabalho, mais de 1,9 mil alunos foram vacinados, com a aplicação de mais de 2,3 mil doses. A estratégia contempla 68 instituições de ensino e alcança um público superior a 41 mil estudantes. Para garantir organização e segurança, as equipes encaminham previamente aos responsáveis o termo de autorização.
A ação contribui para ampliar a cobertura vacinal, evitar oportunidades perdidas e fortalecer a proteção coletiva contra doenças previstas no calendário nacional. A presença do Vacimóvel também facilita a identificação de estudantes com vacinas em atraso, estimulando a adesão das famílias.
Nos últimos quatro meses, entre maio e agosto de 2026, o município aplicou mais de 8,9 mil doses das vacinas HPV (quadrivalente) e meningocócica ACWY — sendo mais de 6,1 mil da meningocócica e cerca de 2,8 mil da HPV — evidenciando o avanço das estratégias de imunização.
Programação de 9 a 11 de setembro
Vacimóvel 1
* 10/9 – E.M. Maria Cristina Central (interno), Rua Vila Rica, 466 – Laranjeiras | 8h30 às 12h e 13h às 16h
* 11/9 – E.M. Maria de Lourdes Oliveira (interno), Rua Rio Negro, 1213 – Jardim Santa Cruz | 8h30 às 12h e 13h às 15h
Vacimóvel 2
* 9/9 – E.M. Prefeito Alcidez Braz | 8h30 às 12h e 13h às 16h - Av. Governador Valadares, 42- Santo Antônio
* 10/9 – E.M. Mário Marcos Cordeiro Tupynambá (interno), Av. Hibisco, 125 – Alto das Flores | 8h30 às 12h e 13h às 16h
* 11/9 – E.M. Rita Maria Silva – Tia Ritinha (interno), Rua Quatorze, 04 – Parque das Acácias | 8h30 às 12h e 13h às 15h