Anunciado pela Prefeitura de Betim na primeira quinzena de março, o Mutirão de Cirurgias Ginecológicas teve início nesta segunda-feira (28). Cinco mulheres passaram pelos procedimentos, que estão sendo realizados no Centro Materno-Infantil. Para o próximo sábado (2), mais 17 cirurgias estão agendadas. Com o mutirão, a Secretaria Municipal de Saúde pretende atender cerca de duas mil mulheres, zerando a fila expectante nos próximos seis meses.
De acordo com a programação da pasta, serão realizados, em média, 12 procedimentos por dia. Dentre as cirurgias previstas estão a de laqueadura tubária, histerectomia, histeroscopia, exérese de glândula de Bartholin e cistocele.
As mulheres que aguardam pelas cirurgias estão sendo chamadas gradativamente para as consultas pré-operatórias com cirurgião ginecológico. Se a paciente estiver apta, ela é encaminhada para o agendamento do procedimento. Na última semana, 59 mulheres passaram pela consulta médica e outras 60 já estão agendadas para nos próximos dias.
A Diretoria de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a busca ativa das mulheres que aguardam a realização de cirurgias ginecológicas para o agendamento da consulta médica e do procedimento. As usuárias que ainda não foram contatadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência ou a Diretoria de Regulação para atualizar o cadastro e conferir o andamento de seu caso.
O secretário municipal de Saúde, Augusto Viana, ressalta que as cirurgias foram contratualizadas pela pasta e estão sendo realizadas no Centro Materno-Infantil, que teve o 6º andar preparado com consultórios médicos e enfermarias pós-cirúrgicas para receber as mulheres atendidas. "Estamos trabalhando para prestar, cada vez mais, um melhor atendimento às pacientes de Betim. Iniciar o mutirão de cirurgias ginecológicas no mês da mulher é, para nós, ainda mais expressivo. A realização de cirurgias possibilitará mais qualidade de vida para aquelas que aguardavam pelos procedimentos”.