Espaço contará com os serviços do Banco de Leite Humano e do Serenar
Consolidando a unificação dos serviços de saúde para mães e bebês do município no Centro Materno-Infantil (CMI), Prefeitura de Betim está agregando à unidade mais dois setores - o Banco de Leite Humano (BLH Betim) e o Serviço de Referência ao Recém Nascido de Alto Risco (Serenar). O CMI, inaugurado em 29 de dezembro, além da assistência às gestantes e parturientes, concentra o atendimento aos recém-nascidos e às puérperas, incentiva o aleitamento materno e a participação da família no cuidado com o bebê.
Antes localizado no Centro Administrativo João Paulo II, o Banco de Leite Humano atende, desde a última quinta-feira (27), no CMI. Agora, os serviços ofertados estão mais próximos das mães e aos recém-nascidos, prestando auxílio integral na amamentação. “Estamos em um espaço mais amplo e com melhor ambiência para atender as doadoras, as mães e os bebês. Também estamos mais próximos para realizar uma intervenção precoce para que as mães possam ir para casa sem dúvidas sobre a amamentação”, relata a coordenadora do Banco de Leite Humano de Betim, Angela Gontijo.
A partir desta quinta-feira (3), o Serviço de Referência ao Recém Nascido de Alto Risco, que antes atendia no Centro de Referência Divino Braga, também estará instalado no CMI. Criado em 2008, o Serenar acompanha recém-nascidos que possuem algum fator de risco como prematuridade, baixo peso, doença genética, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, internação hospitalar prolongada, dentre outras condições. Profissionais especialistas acompanham os bebês após a saída da neonatologia até os 12 meses de idade, cooperando com a rede de saúde no planejamento do cuidado e assistência aos pequenos de risco. Para mais informações, o contato com o Serenar pode ser realizado através do e-mail serenar.crianca@gmail.com.
“O Serenar entra na fase mais importante para o desenvolvimento do ser humano, tanto do ponto de vista mental quanto físico, que são os primeiros 1.000 dias de vida. Esse período compreende os 270 dias de gestação mais os 730 dias subsequentes. A maior evolução do crescimento ocorre nesse período e é nessa fase que o acompanhamento do Serenar vai contribuir para essa criança se tornar um adulto saudável, reduzindo assim a mortalidade infantil”, afirma a enfermeira neonatologista, Raquel Araújo.
Banco de Leite Humano de Betim precisa de doadoras
Em 2021, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz certificou a equipe do Banco de Leite Humano Maria Augusta Resende Barbosa, de Betim, pela incansável dedicação para a promoção, proteção e o apoio ao aleitamento materno e à saúde da mulher e da criança. O reconhecimento do trabalho do BLH de Betim reforça a importância do leite materno na vida dos recém-nascidos e valoriza a atuação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. “É gratificante o reconhecimento do trabalho diário do Banco de Leite e a valorização da proteção do aleitamento materno realizado por nós", ressalta Angela Gontijo.
O leite humano é o alimento essencial para bebês, pois contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável, além de transmitir os anticorpos existentes no organismo da mãe por meio da amamentação. Contudo, no período neonatal, nem todas as mães conseguem amamentar, por isso é necessário a doação de leite humano. Toda mulher que estiver amamentando pode doar o seu leite excedente. Qualquer quantidade é bem-vinda. Apenas 1 ml já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso.
Atualmente, o Banco de Leite Humano de Betim conta com apenas 21 doadoras para atender cerca de 20 recém-nascidos, que estão internados na neonatologia do Centro Materno-Infantil. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano por meio do telefone (31) 3594-2454 ou se dirigir pessoalmente ao Centro Materno-Infantil.