A Escola de Saúde Pública de Betim Sérgio Arouca (ESP-Betim) foi criada para ser um polo de reflexão, aprendizado e pensamento crítico para a transformação das práticas do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e região. O setor tem como finalidades e competências planejar; coordenar; executar e avaliar as atividades relacionadas ao ensino, à educação, à pesquisa, à extensão e ao desenvolvimento institucional e de recursos humanos no âmbito do SUS. Por meio do desenvolvimento de programas e parcerias estaduais, nacionais e internacionais e de pesquisa sobre temas relevantes em saúde pública.
A ESP-Betim tem o papel predominante na formação da força de trabalho da saúde, alicerçada nos princípios do SUS, contribuindo para a transformação das ações de saúde, organização dos serviços e melhoria dos processos, por meio de práticas pedagógicas voltadas para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores e da gestão do trabalho em saúde.
Núcleo de Educação em Saúde - É responsável por elaborar, organizar, monitorar e executar políticas e ações de: Educação Permanente, Educação Popular, Telessaúde, Educação Continuada, EAD.
Núcleo de Integração Ensino e Serviço - É responsável por elaborar, organizar, monitorar e executar as políticas e ações de IES e promover a interlocução entre trabalhadores, alunos e professores buscando uma formação profissional mais adequada às necessidades da população, de acordo com a política de gestão do trabalho e educação na saúde do SUS Betim.
Núcleo de Pesquisa - É responsável por fomentar, organizar e orientar a realização de pesquisas em saúde destinadas ao desenvolvimento científico e tecnológico estratégico para o SUS a fim de atender as peculiaridades e especificidades do município.
Endereço: Centro Administrativo João Paulo II
Rua Pará de Minas, 640, Brasileia - Betim/MG - CEP.: 32600-412
Telefone: (31) 3512-3196
Página do Núcleo de Pesquisa