Com o objetivo de fortalecer o debate sobre inclusão, respeito à diversidade e garantia de direitos, Betim realiza, no próximo dia 9 de julho, das 8h30 às 12h, no Auditório Ady Rosa de Freitas, o 4º Seminário Municipal de Letramento e Visibilidade da População LGBTQIA+. Promovido pela Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Igualdade, o evento busca ampliar o conhecimento sobre a temática e contribuir para a construção de políticas públicas cada vez mais acolhedoras e inclusivas.
A iniciativa é destinada a servidores públicos, profissionais das áreas de assistência social, saúde e educação, além de representantes da sociedade civil interessados no tema. A programação tem como foco o fortalecimento de práticas de atendimento baseadas no respeito à diversidade, na equidade e na promoção da cidadania.
O seminário contará com palestras de Vênus Drubscky, coordenadora do Centro de Referência LGBT de Belo Horizonte, e de Jonatas Hygino Pena de Mello, defensor público estadual com atuação nas pautas relacionadas à população LGBTQIA+ e na Vara de Família. Os convidados abordarão temas como letramento LGBTQIA+, atendimento humanizado e os principais desafios enfrentados por essa população no acesso aos serviços públicos.
De acordo com o diretor municipal de Políticas Públicas LGBTQIA+ de Betim, Aleonidas Ferraz, o seminário dá continuidade às ações desenvolvidas pelo município para ampliar a visibilidade e fortalecer a promoção dos direitos da população LGBTQIA+.
"Em sua quarta edição, o seminário reúne representantes de diferentes áreas da administração pública, como assistência social, saúde e educação, para discutir práticas de acolhimento e de atendimento respeitoso às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Nosso objetivo é contribuir para a construção de serviços públicos cada vez mais inclusivos e preparados para atender toda a população com dignidade", afirma.
A superintendente de Igualdade, Iracema Assis, destaca que a iniciativa representa um importante instrumento de qualificação dos servidores e de fortalecimento das políticas de promoção da igualdade. "O seminário é uma oportunidade para ampliar o letramento sobre a temática LGBTQIA+ e conscientizar os servidores sobre a importância de um atendimento pautado pelo respeito, pela equidade e pela dignidade. Pequenas atitudes e expressões podem gerar acolhimento ou exclusão. Por isso, é fundamental refletir sobre práticas, linguagem e formas de atendimento que assegurem o respeito aos direitos de todas as pessoas", ressalta.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço betim.mg.gov.br/politicaspublicas.









