Betim promove, ao longo de junho, a Campanha Estadual de Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, público que inclui jovens de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. O ponto alto da mobilização ocorre no próximo sábado (20), no Dia D, quando as ações serão intensificadas em todo o município, ampliando o acesso às vacinas nas 41 Unidades Básicas de Saúde.
Como parte da mobilização, o Vacimóvel estará na Praça do Encontro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, facilitando o acesso da população à imunização. O espaço contará ainda com a presença da Maria Gotinha e do Zé Gotinha, personagens que reforçam, de forma lúdica, a importância da vacinação e ajudam a mobilizar crianças e famílias.
Com foco na ampliação das coberturas vacinais e na prevenção de doenças, a campanha reforça a importância de manter os esquemas vacinais atualizados conforme o Calendário Nacional de Vacinação 2026. No município, mais de 93 mil pessoas estão na faixa etária de zero a menores de 15 anos, público prioritário da campanha.
Além da atualização da caderneta, a iniciativa intensifica a vacinação contra febre amarela e sarampo. Outro destaque é o resgate vacinal de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV, com prazo estendido até 30 de junho para regularização.
Durante toda a campanha, especialmente no Dia D, a Prefeitura de Betim reforça o chamado aos pais e responsáveis para que verifiquem a situação vacinal de crianças e adolescentes. Manter a vacinação em dia é essencial para a proteção individual e coletiva, garantindo mais saúde e segurança para toda a comunidade.