A Secretaria de Saúde de Betim reforça o chamamento para que pais e responsáveis levem crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias para receberem a vacina contra a dengue. O imunizante está disponível nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Para a aplicação, é necessária a presença de um responsável, a apresentação do cartão de vacina e documento de identificação.
Atualmente, a cobertura vacinal do público é de apenas 35%, índice considerado muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que estabelece a meta de 90% para garantir proteção e controle da doença, efetiva, contribuindo também para a redução da hospitalização e das mortes por dengue no Brasil.
A vacina protege contra a dengue, enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que provoca sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulares, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Nos casos graves, podem surgir sinais de alarme, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos e acúmulo de líquidos, situações que podem evoluir para óbito.
A dengue ocorre de forma contínua no Brasil e costuma registrar picos epidêmicos no verão, período de maior proliferação do mosquito.