Em continuidade às ações da campanha Novembro Azul “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem”, a Prefeitura de Betim promove, nesta quarta-feira (19), uma atividade especial voltada ao público masculino no auditório do Centro Administrativo João Paulo II. A ação, que integra a programação municipal de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde integral do homem, deve reunir cerca de 100 participantes.
A abertura do encontro será marcada por uma apresentação do Coral Bom Viver, da UBS Angola, preparando o ambiente para uma tarde de acolhimento e reflexão. Em seguida, o supervisor de Projetos de Vida, Vagner Xavier Lopes, conduzirá uma dinâmica interativa especialmente desenvolvida para o evento.
Reflexão sobre masculinidade, cuidado e vulnerabilidade
A atividade propõe que os homens reflitam, de forma leve e simbólica, sobre as expectativas sociais construídas a respeito da masculinidade. A partir de cartões, balões azuis e músicas escolhidas especialmente para criar momentos de reflexão, os participantes serão convidados a identificar e desconstruir mitos associados ao que “um homem de verdade deve ser”.
A dinâmica estimula ainda a reflexão sobre a figura paterna como referência emocional e sobre a importância de reconhecer vulnerabilidades, pedir ajuda e cuidar da saúde física e mental. Ao final, os participantes vivenciarão uma troca coletiva sobre os mitos escritos anonimamente e representados dentro dos balões.
Brindes e sorteios
Além das atividades interativas, todos os presentes receberão uma sessão de consultoria financeira, com diagnóstico individual, conduzida pelo educador financeiro Kelison Ricardo Teixeira. O evento também sorteará para um participante uma mentoria completa de organização financeira, intitulada “GPS do Dinheiro”, que inclui mapeamento de dívidas, definição de objetivos e planejamento personalizado.
Momento de convivência e acolhimento
Para encerrar o encontro, os participantes serão convidados a um café com prosa, reforçando o vínculo, a troca de experiências e o cuidado integral como parte central da campanha.
“O Novembro Azul nos lembra que a saúde do homem precisa ser cuidada de forma integral. Esta ação de hoje mostra que quando criamos espaços de diálogo e acolhimento, os homens se sentem mais à vontade para refletir sobre suas vulnerabilidades, buscar apoio e transformar hábitos. As dinâmicas realizadas hoje reforçam que prevenção também envolve conversar sobre sentimentos, fortalecer vínculos e construir novas referências de cuidado”, destaca a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Santana.