Serviço de limpeza de fossas sépticas no bairro será encerrado em 10 de dezembro; prazo que os moradores têm para realizar as ligações
A Prefeitura de Betim realiza, entre esta segunda-feira (17) e quarta-feira (19), a segunda fase da mobilização que orienta os moradores do bairro Marimbá a realizarem a ligação de seus imóveis à rede pública de esgoto da Copasa. A iniciativa reforça a importância de direcionar corretamente o esgoto doméstico para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alto Cruzeiro, eliminando o uso de fossas sépticas na região.
Durante as visitas, serão distribuídos cartilhas com orientações técnicas para a ligação dos ramais internos à rede de esgoto, enquanto os moradores são notificados sobre a interrupção do serviço de limpeza de fossas sépticas - conforme recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) - prevista para ocorrer até o dia 10 de dezembro. Por isso, é essencial que os moradores solicitem a interligação gratuita diretamente à Copasa dentro do prazo.
Desde o início da ação até o momento, apenas sete das cerca de 189 residências aptas realizaram a ligação. O tratamento adequado do esgoto doméstico é essencial para a garantia da saúde pública, da preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida local.
A nova rede coletora do Marimbá já está em pleno funcionamento beneficiando mais de 600 moradores da região. Foram implantados cerca de 5,6 quilômetros de tubulação, conectados à Estação Elevatória de Esgoto (EEE) do bairro, que encaminha os dejetos para tratamento adequado na ETE Alto Cruzeiro.
A primeira etapa da mobilização ocorreu entre agosto e setembro, quando equipes da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), em parceria com a Gerência Regional Vianópolis e a Copasa, realizaram visitas porta a porta para informar sobre os benefícios da nova rede e os cuidados durante o período de transição. Nesta nova fase, o foco é atualizar e informatizar os dados das ligações domiciliares, garantindo agilidade e organização no processo.
A companhia realizará a ligação até o imóvel sem custos. Para isso, o morador deve preparar previamente sua instalação interna até 20 centímetros do meio-fio, garantindo que a caixa de gordura e a caixa de passagem estejam devidamente ajustadas. Se ainda houver fossa no terreno, a recomendação é fechá-la de forma simples e segura, utilizando terra.
Canais para solicitar a ligação à rede pública de esgoto (Copasa):
Site: www.copasa.com.br
Aplicativo: Copasa Digital
Telefones: 0800 0300 115 ou 115









