Foram cerca de 800 jogos e cinco semanas intensas de competições que mostraram que o esporte escolar de Betim une talento, disciplina, determinação e espírito esportivo. A maior edição dos Jogos Estudantis de Betim - JEB - da história da cidade, organizada pela Prefeitura de Betim, através das secretarias de Esportes e Educação, despede-se neste fim de semana, com partidas emocionantes e premiações dos campeões das modalidades coletivas no antigo Clube da Fiat, hoje Stellantis, no bairro Jardim Petrópolis. Para ser a casa oficial desse evento esportivo, o espaço foi todo revitalizado pela Prefeitura de Betim.
Os jogos finais acontecem nesta semana, de sexta a domingo, das 8h às 18h. Depois da premiação de modalidades como xadrez, tênis de mesa, atletismo e atletismo paralímpico, agora será a vez de premiar os esportes coletivos, dentre eles o futsal, handebol, basquete, voleibol, vôlei de praia, peteca, além das modalidades de luta (taekwondo e judô).
A 35ª edição do JEB teve recorde de escolas inscritas - 88 no total - e de alunos/atletas. Mais de 8.600 estudantes competiram durante os 45 dias de jogos, um prazo bem mais curto que nas outras edições, quando os jogos duravam cerca de três meses. Essa mudança no calendário só foi possível graças a estrutura do Clube da Fiat, que permitiu que partidas de várias modalidades ocorressem de forma simultânea.
Com esse recorde de alunos e escolas inscritas, a 35ª edição do JEB também traz outros números impressionantes: foram cerca de 25 mil lanches gratuitos, garantindo uma alimentação saudável, e aproximadamente 50 mil vales-transportes distribuídos gratuitamente para os estudantes/atletas. Cada participante recebeu quatro vales por dia, garantindo a ida e volta ao ponto de encontro, localizado na Praça da Mecatrônica, sob o Viaduto Jacintão. Além disso, para o trajeto entre a praça e o antigo clube da Fiat, onde acontecem as partidas, a prefeitura oferece viagens exclusivas e gratuitas a cada 20 minutos, das 7h às 19h. Estão sendo realizadas, em média, 36 viagens por dia, garantindo conforto e pontualidade aos estudantes.
Outro destaque foi a eleição do mascote dos jogos: o polvo Tentacolino, da Escola Municipal Vereador Rafael Barbizan. O concurso para escolha do mascote oficial mobilizou estudantes da cidade. Os desenhos enviados pelas escolas passaram por etapas de seleção escolar, análise da comissão organizadora e votação popular no site da Prefeitura de Betim. E o mascote vencedor foi apresentado na abertura do JEB.
Revitalização do Clube da Fiat Um dos espaços esportivos mais completos da cidade, o antigo Clube da Fiat foi totalmente revitalizado pela prefeitura para receber a 35ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB 2025). As intervenções garantiram conforto, segurança e qualidade para os alunos-atletas das 88 escolas inscritas nesta que será a maior edição da história do evento. O espaço - que tem ampla infraestrutura, que inclui três quadras de futsal, duas de basquete e um ginásio poliesportivo, além de uma pista de atletismo - recebeu intervenções em todas as áreas esportivas, incluindo melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas, nova pintura, recuperação de quadras e vestiários, além da construção de uma quadra de vôlei de areia.
Referência
O secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, ressaltou que essa edição do JEB foi um um marco na história do esporte escolar de Betim e que após o fim dos jogos serão analisadas ações que possam melhorar ainda mais a estrutura para os atletas no ano que vem. “Estamos vivendo um momento histórico. A realização dos jogos estudantis no antigo Clube da Fiat pela primeira vez foi um sucesso, sendo a estrutura do espaço elogiada por pais, alunos e professores. Quero agradecer mais uma vez ao nosso prefeito Heron Guimarães, que não mediu esforços para revitalizar o antigo Clube da Fiat para ser a nova casa do JEB. Além disso, unimos forças com a Secretaria da Educação e outras pastas da prefeitura para transformar os jogos em um projeto coletivo, com foco no futuro dos nossos jovens e na transformação por meio do esporte. Estamos transformando o nosso esporte escolar”, concluiu.
A secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, destacou o caráter formativo do evento: “O JEB não é apenas uma competição esportiva. É uma experiência pedagógica que promove valores como respeito, disciplina, superação e trabalho em equipe. Ver tantos estudantes envolvidos nos jogos é a prova de que o esporte é uma poderosa ferramenta de educação e de cidadania. Estamos muito felizes em viver este momento histórico para Betim”, ressaltou.