Com o objetivo de solucionar os transtornos viários no bairro Arquipélago Verde, provocados pelo excesso de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos do Colégio Educare e, mais recentemente, do Sesi - instalado em área anexa ao primeiro -, a Prefeitura de Betim está elaborando dois projetos de mobilidade para melhorar o trânsito da região. Além de organizar melhor o fluxo de acesso ao bairro, o intuito é oferecer uma alternativa que dê vazão a esse expressivo número de veículos que provoca grande retenção e, com isso, compromete diretamente a locomoção dos moradores locais.
O primeiro, que já está em discussão com o Sesi Betim para viabilização, propõe eliminar a rotatória que fica na avenida Brasil (acesso ao bairro Bandeirinhas) com as ruas Gemini (acesso ao bairro Cidade Verde) e Capri (Arquipélago Verde) e, no lugar, instalar um semáforo. Propõe ainda a abertura de uma alça de acesso ao Arquipélago Verde para quem vem do sentido Bandeirinhas, de modo que esse condutor acesse diretamente o bairro sem precisar passar pelo semáforo - ou, como ocorre atualmente, pela rotatória.
Já o segundo projeto, que será elaborado pela Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), prevê a criação de um binário (uma via de entrada e uma de saída), com a abertura de uma nova rua ligando a rotatória da rua Capri, já dentro do bairro Arquipélago Verde, à rua Padre Osório, que dá acesso ao bairro Jardim Petrópolis. Essa nova via terá cerca de 100 metros de extensão e a construção envolverá terraplanagem, drenagem pluvial e a construção de uma ponte sobre o córrego existente na área.
A medida tornará mão única a entrada atual do bairro, pela rua Capri, enquanto a nova via será a saída do bairro. As intervenções serão realizadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
Aumento do número de alunos agravou cenário
O aumento repentino no número de estudantes, com a chegada dos 670 alunos do Sesi somados aos 1.200 já atendidos pelo Educare, sobrecarregou muito o tráfego do bairro, que é historicamente pequeno e conta com um único acesso. Para mitigar os impactos, as unidades de ensino adotaram medidas como o escalonamento dos horários de entrada e saída das turmas. O Colégio Educare implantou também o sistema Drive School, que direciona o embarque e desembarque dos alunos que chegam e saem da instituição por meio do transporte escolar para a área de estacionamento interno da unidade, em área diferente da portaria principal do colégio.
Apesar das medidas adotadas, a situação ainda exige atenção. A Ecos intensificou a presença de agentes de trânsito nos períodos mais críticos — entre 6h30 e 7h30 e entre 12h30 e 13h30 —, reforçando a sinalização e promovendo ações educativas e corretivas. A diretoria de Transportes e Trânsito da Ecos também ampliou a fiscalização para coibir irregularidades como o estacionamento em fila dupla, infração de trânsito que contribui para os congestionamentos e coloca em risco a segurança de estudantes e pedestres.
“Solicitamos aos colégios medidas como reestruturação logística e colaboração com pais e responsáveis para o uso racional do espaço urbano. Tenho certeza que esses projetos já vão fazer uma diferença significativa não apenas para os moradores - hoje os mais prejudicados, nós sabemos -, mas para as próprias escolas, os pais e os estudantes. São projetos que nos permitirão também futuras intervenções no sentido de acompanhar o próprio crescimento da região”, pontua o prefeito de Betim, Heron Guimarães.
Novo empreendimento também vai viabilizar melhorias
Além das intervenções emergenciais, a região será beneficiada pela criação da Operação Urbana Consorciada Simplificada (OUC-s), prevista na Lei Municipal nº 7.368/2023. A medida permitirá a implantação de alterações no sistema viário que serão executadas após a construção de um condomínio logístico da construtora EPO. O empreendimento abrirá - como última etapa da operação - rotas alternativas para acesso ao Arquipélago Verde, por meio da alça viária da BR-262, ajudando a desafogar o tráfego nas vias atuais e a melhorar a mobilidade urbana no entorno. O acesso de veículos de grande porte aos empreendimentos industriais e comerciais a serem instalados na área se dará por esse contorno rodoviário, ou seja, não se dará por dentro do bairro.