Desde o último domingo (4), equipes da Prefeitura de Betim estão mobilizadas em diferentes pontos da cidade para atender áreas afetadas pelo grande volume de chuvas que caiu sobre o município. A atuação emergencial da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) tem foco na desobstrução de redes de drenagem, bocas de lobo e bueiros, prejudicados pelo descarte irregular de lixo e pelo carreamento de terra de obras irregulares.
A Diretoria de Manutenção de Obras Públicas da Ecos percorreu diversos locais para a limpeza de bocas de lobo e a retirada de resíduos, restabelecendo o escoamento das águas pluviais. Entre os serviços já realizados estão intervenções na avenida Engenheiro Darcy Nogueira de Pinho, altura do bairro Vila Cristina, com limpeza de boca de lobo comum e troca de grelha; na avenida Edméia Mattos Lazzarotti, no Senhora das Graças, com limpeza com jateamento; na Avenida do Brasil, no Jardim Casa Branca; na rua Persiliana de Jesus, no Guanabara, com troca de grelha; na avenida Juiz Marco Túlio Isaac, no Vila Cristina, com desentupimento de boca de lobo e limpeza de sarjetas; e na rua dos Metalúrgicos, no Parque das Indústrias, com limpeza de boca de lobo.
Paralelamente, a Diretoria de Serviços Ambientais intensificou a varrição e a coleta de resíduos levados pelas enxurradas, empregando também um veículo com sistema de varrição mecanizada e aspiração de detritos depositados dentro de bueiros, agilizando o trabalho em pontos das avenidas Juiz Marco Túlio Isaac e Engenheiro Darcy Nogueira de Pinho, no Vila Cristina. Nesta quinta-feira (8), as equipes seguirão para a avenida Manhuaçu, no bairro Niterói, para dar continuidade às ações de limpeza e manutenção.
Até dezembro de 2025, a Prefeitura de Betim já havia implantado mais de 400 metros de novas redes de drenagem pluvial em diferentes bairros, realizado mais de 2.600 limpezas de bocas de lobo e efetuado 172 trocas de grelhas como parte do conjunto de medidas preventivas e corretivas ao longo do ano. Esses serviços são essenciais para melhorar o escoamento da água da chuva e reduzir o risco de alagamentos na cidade.
A Prefeitura reforça à população a importância de não descartar lixo nas ruas. “Os sistemas de drenagem são os mais impactados com essa atitude incorreta, que pode obstruir bocas de lobo e galerias pluviais, potencializando o risco de alagamentos e comprometendo a segurança de moradores e o funcionamento da rede urbana de captação de águas. O descarte adequado de resíduos é uma ação conjunta que protege os cidadãos, preserva o meio ambiente e garante uma cidade mais resiliente diante de eventos climáticos”, ressalta o presidente da Ecos, Julio Cesar Souto Batista.









