O esquema vacinal primário é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP), que devem ser aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade. Já as crianças de 1 a 4 anos, com o ciclo de imunização completo, devem receber o reforço com a gotinha da vacina oral poliomielite (VOP).
A meta de vacinação contra a poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Em Betim, de acordo com dados epidemiológicos, a cobertura vacinal para as crianças menores de 1 ano, em 2023, foi de 93,91%. Já para as crianças entre 1 e 4 anos, o índice ficou em 81,37%.
“Mesmo com os esforços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde em prol da vacinação, a cobertura vacinal ficou bem abaixo da meta de 95%. Somente com um número alto de crianças vacinadas poderemos assegurar que o vírus não voltará a circular no país. Por isso, convocamos os pais e responsáveis a levarem suas crianças até uma UBS para receber o imunizante”, explica a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.