11 ABR 2024
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) promovem a cultura indígena nos Cras

Em celebração ao Dia dos Povos Indígenas - 19 de abril -, a Secretaria Municipal de Assistência Social apresenta, neste mês, os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade sobre os povos originários. A iniciativa inclui estudos, confecção de artefatos e dinâmicas de roda entre as crianças participantes das oficinas, e ocorre da próxima semana até o dia 30 de abril, em diferentes regiões da cidade. A primeira delas será realizada na quinta-feira (18), às 9h, em frente ao Centro de Memória Luiz Verganin - Museu da Hanseníase, na Colônia Santa Isabel.

Ao longo do mês, a temática dos povos originários será trabalhada pelas crianças participantes das oficinas do SCFV. No projeto, cada Cras do município assumiu a responsabilidade de trabalhar durante as oficinas um povo originário. Estão sendo estudadas as culturas dos povos Krenak, Truká, Xakriabá, Atikum, Ñandeva, Guarani, Maxakali, Aranã, Tupiniquim, Kantaruré, Tumbalalá, Guarani Mbya, Terena, Kaxixó, Kaingang e Pankararu.

O objetivo é apresentar de forma reflexiva a identidade desses povos originários, além de destacar a influência dos mesmos na formação social e cultural da sociedade brasileira.

No momento da apresentação, cada Cras será responsável por realizar uma dinâmica de roda para abordar a cultura do povo indígena que está representando, além de mostrar e contar o significado dos artefatos confeccionados durante as oficinas. A iniciativa irá proporcionar trocas culturais e disseminar mais conhecimento às crianças participantes e ao público que prestigiar as apresentações.

“Durante o mês de abril, dedicado à celebração dos povos originários, buscamos no SCFV resgatar e valorizar o legado dos povos indígenas brasileiros, reconhecendo sua contribuição para a identidade e a cultura do país. Com as oficinas, queremos disseminar para as crianças participantes e também para outros cidadãos atendidos pelo serviço, bem como para a própria população, o conhecimento como forma de fortalecer e compreender a riqueza da descendência indígena e a sua contribuição para os tempos atuais”, ressalta a referência técnica e metodológica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Soraya Aguiar Menezes.

Confira a programação das apresentações

Cras

Data e horário

Alto Boa Vista