23 JAN 2024
SEPA
Guarda Municipal e Sepa intensificam ação conjunta para combater maus-tratos a animais
Com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta entre a Guarda Municipal e a Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa), a Prefeitura de Betim promove, nas próximas segunda (29) e terça-feira (30), uma capacitação para cerca de 30 servidores das duas pastas. A iniciativa tem como foco aprimorar as operações de fiscalização e apuração de denúncias de maus-tratos a animais no município. A ação formativa será ministrada na Escola do Servidor, no Centro Administrativo (rua Pará de Minas, 640, centro), e também na sede da superintendência (Rua do Rosário,1.840, Angola).

Na segunda (29), será ministrada a palestra “Entendendo os maus-tratos a animais e a conexão com a violência interpessoal”, pela médica veterinária, mestre e doutora em Ciência Animal e Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CFMV), Laiza Bonela. O objetivo é apresentar diretrizes específicas para as ações de fiscalização, orientando os procedimentos a serem adotados durante as operações. A capacitação ocorrerá das 13h às 17h, na Escola do Servidor.

Na terça (30), o treinamento prático ganhará destaque. Na sede da Sepa, a partir das 9h, os participantes serão orientados a atuar  em situações como a contenção de animais agressivos e a intervir em contextos  de desastres como alagamentos, deslizamentos de terra, acidentes e outros. O treinamento busca preparar os agentes para lidar com diferentes desafios que podem surgir durante as operações de fiscalização, garantindo a segurança tanto dos animais quanto dos próprios profissionais  envolvidos.

“A integração entre a Guarda Municipal e a Sepa é fundamental para fortalecer a resposta às denúncias e garantir a eficácia das operações no combate aos maus-tratos aos animais. Além disso, representa um avanço significativo na busca por uma atuação mais efetiva e humanitária em Betim”, destaca a superintendente de Proteção e Defesa Animal, Roberta Cabral.