A Prefeitura de Betim iniciou, em agosto de 2023, a implantação na rede pública de saúde de cinco novas linhas prioritárias de cuidado: pré-natal de alto risco; criança de risco; propedêutica do câncer de colo de útero; propedêutica do câncer de mama; hipertensão arterial sistêmica; e diabetes mellitus de alto e muito alto risco. Cerca de 500 pacientes dos 13 municípios da região de saúde da qual Betim é polo são beneficiados por mês pelo novo sistema.
Com a implantação, os pontos de atendimento especializado possibilitam atendimento mais qualificado aos pacientes, melhorando a qualidade de vida e a autonomia do cuidado dos mesmos. Entre os meses de agosto e novembro, quando foi finalizada a implantação, foram atendidas 1.130 mulheres, 205 crianças e 510 doentes crônicos.
“A implantação das linhas de cuidado prioritárias constitui um importante avanço na saúde da mulher, da criança e dos doentes crônicos. Nosso principal objetivo é atingir a integralidade e a qualidade do cuidado, abrangendo o paciente como um todo e possibilitando maior chance de cura e aumento da sobrevida”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.
As linhas prioritárias de cuidado contam com pontos de atendimento ambulatorial com equipe multiprofissional composta por médicos especialistas, como pediatra, ginecologista/obstetra, cardiologista, endocrinologista, angiologista, além de enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos clínicos. O atendimento ao paciente levará em conta o cenário em que está inserido, as suas possibilidades e expectativas, os resultados alcançados a partir do possível diagnóstico precoce e da educação em saúde, fornecendo ao paciente uma melhoria na qualidade de vida.
Nesse novo formato de atendimento serão priorizados também a realização de exames e outros procedimentos relativos a cada demanda, como ultrassonografia com doppler de fluxo obstétrico, cardiotocografia, colposcopia, core biópsia, monitoramento pelo Sistema Holter 24 horas, ecocardiografia transtorácica, dentre outros.
Para ser acompanhado pelas linhas prioritárias de cuidado o paciente deve inicialmente ser atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu domicílio. Após a análise clínica e apresentando os critérios, o pedido será encaminhado para a Diretoria de Regulação, que fará a priorização do atendimento e marcará a consulta com o especialista da linha referente à demanda de saúde desse paciente.
Os atendimentos da linha de cuidado de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus de alto e muito alto risco são realizados no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga. Já os atendimentos das linhas de cuidado de pré-natal de alto risco, criança de risco, propedêutica do câncer de colo de útero e propedêutica do câncer de mama são realizados no Centro Integrado da Saúde da Mulher e da Criança (Cimuc).