16 NOV 2023
SAÚDE
Vacimóvel de Betim completa dois anos em funcionamento com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas
Primeira unidade móvel de vacinação do país na rede pública de saúde, o projeto de sucesso está sendo modelo para outros estados e municípios

Implantado em 16 novembro de 2021, o Vacimóvel da Prefeitura de Betim completa, nesta quinta-feira (16), dois anos de funcionamento com mais de 88 mil doses de vacinas aplicadas até o último dia 13.  Por meio do posto-volante são realizadas, em média, 200 imunizações por dia, número superior ao executado em qualquer outro núcleo de vacinação do município. A unidade móvel foi a primeira criada na rede pública de saúde do país e sua experiência exitosa é modelo para diversos outros municípios e estados.

Empenhado em diversas campanhas, o Vacimóvel é um diferencial  na estratégia de imunização do município. O veículo circula pelos pontos mais movimentados da cidade, onde há maior circulação de pessoas, participa de eventos, percorre empresas, instituições de ensino e outras entidades oferecendo vacinas para a população, tanto em horário comercial como em horários alternativos, no período noturno e nos fins de semana. A programação semanal do posto-volante pode ser acessada no portal da Prefeitura de Betim:
www.betim.mg.gov.br

“O Vacimóvel é um posto-volante idealizado para ampliar  o acesso de toda a população à imunização, tanto de rotina quanto de campanhas sazonais. Com ele, estamos conseguindo abranger um expressivo número de pessoas e garantir melhor cobertura vacinal em Betim”, afirma a secretária municipal de Saúde, Patrícia Evangelista.

A iniciativa de sucesso do Vacimóvel de Betim já foi apresentada em diversos congressos de saúde pública pelo país. Em agosto de 2023, o projeto foi apresentado para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) - órgão da Organização Mundial da Saúde, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações.

Neste mês, o projeto será apresentado no Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde, realizado nesta semana, em Florianópolis-SC ; na IV Jornada de Imunização de Minas Gerais, da Sociedade Brasileira de Imunizações, neste sábado (18), em Belo Horizonte ; e no Congresso Brasileiro em Defesa da Vacinação, evento realizado na próxima quarta-feira (22), também em Belo Horizonte.

O Vacimóvel
A ideia da unidade móvel de vacinação surgiu da equipe do Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde de Betim, que identificou a necessidade de melhorar o acesso da população às vacinas e de ampliar as coberturas vacinais no município. "No dia a dia  das salas de vacinas percebemos que muitas vezes as mães deixam de levar  as crianças para imunização porque moram longe da Unidade Básica de Saúde e não têm condições de fazer o deslocamento ou não conseguem ir até a unidade no horário normal de funcionamento. A ideia do veículo, então, é deixar a vacina mais próxima da população”, afirma a enfermeira do Setor de Imunização Adriane Couto.

O veículo é um furgão adaptado com uma antessala para conferência de cartão e registro da dose, computador com acesso à internet, uma sala de vacinas com pia que é acionada pelos pés, bancada de serviço, armários para os insumos e câmara fria para armazenamento das vacinas.

Desde o início da operação, o veículo disponibilizou mais de 55 mil doses de vacinas contra a covid-19 até o dia 13 de novembro de 2023. Na campanha de vacinação contra a meningite, o posto-volante foi o responsável pela aplicação de 17.374 doses dos imunizantes que protegem contra a doença, entre junho de 2022 e 13 de novembro de 2023. Durante o período chuvoso, em 2022, a unidade móvel circulou pelos abrigos de pessoas vítimas de enchentes, atualizando a situação vacinal e aplicando quase 400 doses da vacina contra hepatite A. Na campanha contra a poliomielite, também em 2022, o Vacimóvel também foi fator determinante para ampliar a cobertura vacinal diante da baixa adesão. Pela campanha de vacinação contra a influenza de 2023, foram aplicadas quase 12 mil doses.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024