13 NOV 2023
SAÚDE
Procedimentos de alta complexidade com novo microscópio de neurocirurgia terão início em dezembro no Hospital Regional

O novo microscópio para a realização de neurocirurgias - equipamento de ponta adquirido pela Prefeitura de Betim, por meio de contrapartida da PUC Minas - foi oficialmente entregue pela instituição de ensino ao município na tarde da última sexta-feira (11). O aparato, que já estava no Hospital Regional (HPRB) para o treinamento das equipes médicas que irão manuseá-lo, permitirá a realização de diversos procedimentos vasculares na unidade, de forma mais segura e menos invasiva para os pacientes.

Na ocasião, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, ressaltou que o microscópio, que recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, é um dos mais avançados do mercado e que, hoje, é o único exemplar disponível na rede pública da região metropolitana. Ele também adiantou que o município aguarda agora a chegada de alguns insumos necessários para a utilização do equipamento, que deve começar a operar em dezembro.

O microscópio vai permitir que pacientes do Hospital Regional com quadros de aneurisma, tumores cerebrais ou casos que demandam cirurgias na coluna, por exemplo em bebês má-formação na espinha cervical, sejam atendidos na própria unidade, em vez de serem transferidos para hospitais de Belo Horizonte. “A partir do funcionamento do novo microscópio, as neurocirurgias serão feitas no HPRB, sem a necessidade de transferência para a capital, garantindo assim a humanização da assistência, além de mais agilidade e qualidade no atendimento”, destaca a secretária municipal de Saúde, Patricia Evangelista.

Mensalmente, em média, são realizados 70 atendimentos para a neurocirurgia no Hospital Regional. São cerca de 600 atendimentos por ano, dentre eles os casos de acidente vascular cerebral. “Para os neurocirurgiões, o microscópio é uma importante ferramenta que permite atuação mais precisa, pois o cérebro e a coluna são regiões bastante delicadas. Para os usuários, o equipamento pode auxiliar na redução de complicações e menor tempo de internação”, afirma a diretora técnica do Hospital Regional, Emanuelle D’Paula.

O neurocirurgião Ricardo Quadros, efetivo do HPRB desde 2007, está animado para usar o novo microscópio. “O equipamento é espetacular, pois possibilita ver com clareza e precisão a imagem de vasos pequenos. Além disso, temos o recurso de salvar fotos e imagens da cirurgia, o que é sempre importante para estudos, análises e aprimoramentos”.

A pró-reitora da PUC Minas Betim, Cláudia Venturini, reforçou que a parceria com a Prefeitura de Betim é importante para a formação dos alunos de medicina da universidade, já que 50% da carga horária dos acadêmicos é realizada no SUS Betim. “O microscópio vai ajudar a salvar vidas e reduzir agravos de doenças. O equipamento será útil também para o aprendizado dos alunos e, consequentemente, para a formação de bons profissionais”.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024