Competição deve reunir cerca de 6.500 alunos das redes pública e particular de ensino
É hora de aquecer os músculos, alinhar estratégias e celebrar a força do esporte e da educação em Betim. É que a prefeitura anuncia a abertura da 33ª edição dos Jogos Estudantis de Betim (JEB), uma dos eventos esportivos mais tradicionais da cidade. As disputas ocorrerão entre os meses de setembro e dezembro, nos complexos esportivos do Horto e do Jardim Teresópolis, bem como em algumas escolas municipais, e também no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. As escolas interessadas em participar do JEB poderão se inscrever na competição a partir de segunda-feira (28), por meio do link https://tinyurl.com/2jb8hz8j, até o dia 6 de setembro. A abertura oficial do torneio será no dia 22 de setembro, às 14h, no ginásio Divino Braga.
A estimativa é que cerca de 70 escolas e 6.500 alunos participem do evento. Além disso, mais de 200 profissionais de educação física atuem na organização e no acompanhamento das atividades. A expectativa é que 60.000 pessoas assistam aos jogos em todo o período da competição.
As partidas terão início no dia 23 de setembro e a etapa final está prevista para o dia 10 de dezembro.
As modalidades serão divididas por gênero e faixa etária. Neste ano, os esportes coletivos disputados serão basquete, futsal, handebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e peteca; os esportes individuais serão tênis de mesa, atletismo e xadrez. Dentre as modalidades paralímpicas estão atletismo e bocha. O módulo 1 será composto por alunos nascidos entre os anos de 2010, 2011 e 2012. Já no módulo 2 ficam os alunos nascidos em 2008 e 2009. O juvenil será formado por alunos nascidos nos anos de 2005, 2006 e 2007.
“O JEB é um dos eventos mais tradicionais de nossa cidade. Ao longo dos anos, ele tem proporcionado maior integração entre a comunidade escolar por meio do esporte. Nosso principal objetivo é proporcionar uma competição saudável e estimular a prática esportiva. Também será uma oportunidade única para a troca de experiências entre os professores e a revelação de novos talentos do esporte em Betim”, afirma a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.
A secretária municipal de esportes, Erika Brant, está animada para o início das disputas. “Os Jogos Estudantis de Betim são muito mais do que competições esportivas; eles representam um momento de integração, inclusão e motivação para nossos alunos, vindos de todas as escolas das redes pública e particular de ensino. Vamos prestigiar e torcer juntos por nossos estudantes, incentivando todos eles a aproveitarem esses momentos inesquecíveis de emoção e superação no Jeb 2023”.