A Prefeitura de Betim dá início, na segunda-feira (10), às aulas dos cursos profissionalizantes gratuitos do Programa de Educação Profissional, iniciativa da gestão municipal em parceria com o Governo de Minas e a Vale SA. A execução do projeto será de responsabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Terão início as aulas dos cursos de almoxarife - na modalidade à distância -, e cuidador de idosos, que será realizado na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, na Superintendência de Trabalho, Emprego e Renda. Já os cursos de agente comunitário de saúde e de intérprete de libras ainda terão data definida. Os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 300 na modalidade presencial e de R$ 150 na modalidade à distância.
“A capacitação reforça nosso compromisso com a formação contínua daqueles que estão em busca de qualificação, com intuito de contribuir com a profissionalização e com a inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Assim, as pessoas ampliam as possibilidades de obter boas oportunidades”, avalia o superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Tarcísio Pimentel.
Programa de Educação Profissional
O Programa de Educação Profissional faz parte do Acordo de Reparação Integral assinado pela mineradora Vale SA, pelo Governo de Minas, pela Defensoria Pública de Minas Gerais, e pelo Ministério Público Federal e Estadual. O acordo prevê ações para a reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho.
As inscrições para o programa foram encerradas no dia 16 de junho. Ao todo, cem moradores de Betim se matricularam para as qualificações ofertadas.