05 JUN 2023
Em parceria com o Estado, Prefeitura de Betim implanta Projeto Saúde em Rede

A Prefeitura de Betim está implantando na rede municipal de saúde o Projeto Saúde em Rede, do Governo de Minas. Por meio de um processo de educação permanente, o projeto tem o objetivo de desenvolver e aperfeiçoar as rotinas de trabalho das unidades para prestar um melhor atendimento à população. Em Betim, o projeto será implantado nas 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga.

“O Saúde em Rede permitirá a reorganização da Rede de Atenção à Saúde do SUS Betim - desde a atenção primária, passando pela atenção especializada e hospitalar - para oferecer um melhor serviço e um atendimento com mais qualidade para a população. Os cadastros dos usuários serão atualizados e os fluxos de atendimento serão unificados para todas as UBSs. Dessa forma, ao buscar por um atendimento, o paciente será rapidamente identificado, o profissional terá acesso ao seu prontuário e dará o encaminhamento adequado ao atendimento”, explica o diretor operacional da Saúde, Nilvan Baeta.

A reorganização dos processos de trabalho vai promover ainda a melhoria dos indicadores de saúde da população, a economia de recursos e trará a oportunidade de novos financiamentos dos governos Federal e Estadual.

O projeto está em fase de qualificação das equipes. As UBSs Petrovale e Angola, que  foram escolhidas como as duas unidades-laboratório no município, já estão recebendo a formação, que deve ocorrer em um prazo de 18 meses. Em seguida, as equipes dessas unidades darão subsídio para a expansão do projeto para as demais. As oficinas de capacitação dos trabalhadores serão ministradas por oito profissionais do SUS Betim que passaram por treinamento para serem os tutores do projeto na cidade.